Não se pode pedir condições muito melhores do que as do oitavo dia do Oakley Pro Bali de 2013! Os sets passavam os dois metros, os tubos não paravam de rolar e os surfistas do WCT mostraram surf do mais alto nível. Durante mais de metade do dia de prova todos os heats foram decididos com tubos, sendo que estes pararam funcionar na perfeição assim que o vento entrou, no fim do heat em que Kelly Slater derrotou o local Putra Hermawan.
Pode-se praticamente dividir este dia de prova em dois, a fase dos tubos e a fase sem tubos. Na primeira “metade” aconteceram dois heats incríveis, nomeadamente o 3º e 5º. Joel Parkinson e Damien Hobgood estavam no terceiro e “trocaram” 8s e 9s. Ambos surfaram muito mas Joel, de frontside, estava com a vantagem e venceu. De backside Damien deu vários grandes tubos mas as pontuações altas logo no início do heat deixaram mais uma vez pouca margem de manobra para que o surfista da Flórida virasse o heat. No fim “Damo” deu mais um tubo incrível e recebeu a nota de 9.33 mas nessa altura já estava “combinado” e o heat acabou logo de seguida.
O outro grande heat tinha dois havaianos, Sebastian Zietz e John John Florence. Sebastian surfou muito, deu bons tubos e teve uma média a condizer. Mas Florence é provavelmente o melhor surfista da actualidade e está a conseguir surfar quase ao seu melhor nível em competição. Na sua melhor onda JJ arrancou tarde, deu um bom tubo e quando saiu deu um carve de fazer inveja a QUALQUER SURFISTA DO MUNDO. Mesmo assim John parece ter deixado margem para melhorar nos próximos heats, cuidado com ele!
Mick Fanning foi quem aproveitou melhor a transição de tubos para manobras despachando Yadin Nicol com facilidade. Quem aproveitou pior foi Jordy Smith, que entrou no último heat nas piores condições do dia. Jordy era um candidato à vitória e a sua eliminação, frente a Fred Patacchia, foi a única grande surpresa do dia. Outro cabeça de série que foi eliminado foi Gabriel Medina que não só não encontrou a sua melhor forma como ainda apanhou um inspiradíssimo Michel Bourez pela frente!
O Oakley Bali Pro deve regressar amanhã (hoje à noite em Portugal), e podes acompanhar tudo em directo através do canal FUEL TV ou, caso não tenhas acesso ao FUEL TV, podes carregar aqui para ver tudo em directo no teu computador.
Heats do round 4
Heat 1: Taj Burrow (AUS), C.J. Hobgood (USA), Joel Parkinson (AUS)
Heat 2: Josh Kerr (AUS), John John Florence (HAW), Kelly Slater (USA)
Heat 3: Mick Fanning (AUS), Julian Wilson (AUS), Nat Young (USA)
Heat 4: Adriano de Souza (BRA), Michel Bourez (PYF), Fredrick Patacchia (HAW)
Comentários