Há alguns anos atrás quando se falou numa alternativa ao circuito da ASP, o “Rebel Tour” apoiado por Kelly Slater, o conceito passava principalmente por menos surfistas, mais prize money, localizações de topo e mais divulgação. Esse tour acabou por não acontecer por diversas razões tendo uma das principais sido a falta de compromisso dos restantes surfistas do circuito.

No entanto passado alguns anos chegámos ao 9º dia do Oakley Pro Bali com 12 surfistas em prova, condições excelentes e tempo para esperar pela melhor altura. Seria isto que Kelly e os seus amigos tinham visualizado? Se era, com certeza seria uma aposta certeira mas mesmo sem esse formato este dia de competição em Keramas foi um dos melhores da longa história da ASP.

Logo no round quatro realizou-se o que pode ser considerado um dos heats do ano, John John Florence x Kelly Slater x Josh Kerr. Em ondas de dois metros com tubos perfeitos para a direita e espaço para manobras os três trocaram notas altas durante todo o heat. Josh Kerr marcou o primeiro 10 do dia mesmo no fim do heat e isso só fez aumentar ainda mais a vantagem que sobre os dois melhores do mundo e vencer com grande mérito.

No heat anterior também Taj Burrow fez uma média muito alta para derrotar por pouco Joel Parkinson e por bastante CJ Hobgood. Julian Wilson também venceu o seu heat, contra Nat Young e Mick Fanning mas não se destacou tanto como Michel Bourez no heat seguinte. Poucas ondas no tour beneficiam tanto o “spartan” como Keramas e Michel venceu mais um grande heat, derrotando Fred Patacchia e Adriano de Souza.

O primeiro heat do round seguinte talvez tenha conseguido destronar o do round anterior na disputa pela bateria do ano. Isto porque John John e Joel Parkinson fizeram do melhor surf que já se viu em competição. Tubo atrás de tubo, “manobrão” atrás de “manobrão”, os dois deitaram fora ondas de 8s e 9s para acabar com a média final de 19.20 contra 20, o máximo que se consegue pontuar num heat da ASP na actualidade (poder ver como era no passado aqui…).

Joel Parkinson foi o homem dos 20 pontos, pela segunda vez na sua carreira. Seria também a segunda vez que alguém faz esta média em apenas dois campeonatos, mostrando que o tour está no caminho certo. Alguém tinha de ser eliminado e desta vez foi Florence, não porque tenha surfado menos mas talvez porque os seus tubos não eram tão abertos como os de “Parko” obrigando-o a sair mais pela espuma e recebendo notas a condizer. Mas John John não baixou os braços e numa das suas últimas ondas deu e quase acertou um aéreo que seria mais um 10!

Logo a seguir aconteceu mais uma vez a transição de tubos para manobras com a entrada do vento, e Kelly Slater foi a primeira vítima desta transição às mãos de CJ Hobgood. Dois heats mais tarde ficavam decididos os quartos de final, que deverão ser realizados possivelmente esta noite (hora portuguesa), não percas!

Acompanha tudo em directo através do canal FUEL TV  ou, caso não tenhas acesso ao FUEL TV, podes carregar aqui para ver tudo em directo no teu computador.

Heats dos quartos de final
QF 1:
Taj Burrow (AUS) vs. Joel Parkinson (AUS)
QF 2: Josh Kerr (AUS) vs. C.J. Hobgood (USA)
QF 3: Julian Wilson (AUS) vs. Nat Young (USA)
QF 4: Michel Bourez (PYF) vs. Mick Fanning (AUS)

Comentários

Os comentários estão fechados.