Começou ontem à noite (hora portuguesa), a primeira etapa do circuito que decide quem serão os surfistas a competir no Championship Tour de 2026, o Challenger Series. O Burton Automotive Newcastle Surfest realiza-se, como o nome indica, em Newcastle (NSW), Austrália, e em prova estão 5 representantes lusos, 2 na categoria masculina e 3 na feminina.

Entre os lusos, apenas os representantes masculinos iriam competir neste dia já que, entre as portuguesas arrancam do round de 32 surfistas. Foi um dia positivo para Portugal, que teve Afonso Antunes a brilhar logo no terceiro heat, onde tinha como adversários Kolohe Andino, Tully Wylie e Luke Tema. Andino “fugiu” cedo com a liderança, tendo apanhado uma das melhores ondas do heat logo no início, seguindo-a com um raro tubo para “fabricar” de imediato dois “keepers” que seriam mais que suficientes para dominar o confronto. Afonso, Tully e Luke acabaram a lutar pelo segundo lugar em direitas pouco consistentes mas com algum potencial. Mesmo sem conseguir apanhar as melhores Antunes mostrou bom surf, produzindo uma nota de 4.5 ponto numa onda de fraco potencial para o colocar numa posição muito competitiva para a realidade do heat. Eventualmente o português apanhou uma onda ligeiramente melhor e com duas manobras fortes e uma finalização poderosa destacou-se no segundo lugar, melhorando ainda o seu back up com um bom aéreo para garantir uma sólida segunda posição.

Horas depois foi a vez de Frederico Morais surfar contra Lucas Cassity, Justin Becret e Luke Slijpen. Foi uma bateria bastante escassa de ondas e o português só apanhou a sua primeira onda a 10 minutos do fim. Felizmente os seus adversários ainda não tinham notas muito sólidas e Kikas mostrou “nervos de ferro”, fazendo 4 pontos na sua primeira onda. Duas ondas mais tarde Morais fez a melhor nota do heat, um 5.47 numa direita bem espremida, garantindo assim um apertado segundo lugar atrás de Luke, com Lucas menos de meio ponto atrás.

Outros destaques deste dia vão para o regressado a este circuito, Peterson Crisanto, que encontrou no seu heat condições muito semelhantes às que estavam quando venceu CS de Ballito, e ainda Julian Wilson, que parece estar bem sério no seu “comeback“, além do aussie Alister Reginato, que fez a melhor média do dia.

Acompanha a evolução desta prova em directo AQUI!

Comentários