Chegou ao fim a segunda etapa QS 6.000 do ano, o Holmes Civil Developments Pro e Burton Automotive Pro, provas masculina e feminina do circuito de qualificação da World Surf League.
O último dia teve como destaque a qualificação de Jack Robinson para as meias finais, um surfista que, ao eliminar o peruano Miguel Tudela, conseguiu o seu melhor resultado de sempre em ondas pequenas e solidificou a sua posição no ranking. Infelizmente, para ele, Jack foi “atropelado” por um competidor que regularmente se destaca nestas condições, Jadson André, que descartou notas superiores às duas melhores do australiano e com um par de ondas excelentes impôs uma forte combinação.
Na bateria seguinte, a segunda meia-final, Alex Ribeiro e Matt Banting, dois ex-tops do CT, fizeram um confronto de gigantes mas no final Alex eram quem se qualificava para uma final 100% brasileira. Depois da sua vitória em Fernando de Noronha esperava-se uma “dobradinha” de “Jaddy” mas Alex Ribeiro tinha outros planos e acabou na frente, e garantiu os preciosos 6.000 pontos na sua 7º vitória no circuito de qualificação.
Como já era previsível, Jadson André aumentou consideravelmente a sua liderança no ranking, sendo agora seguido por Jack Robinson, que conseguiu o seu segundo resultado sólido do ano. Vasco Ribeiro é neste momento o melhor português no ranking, ocupando a 49º posição mas, nem ele, nem os outros lusos que competem neste circuito, conta com pontuações que serão relevantes na disputa por uma vaga no tour de 2020.
Na categoria feminina a vencedora foi, como já se esperava, Sally Fitzgibbons, que bateu na final Isabella Nichols. A grande surpresa do evento foi a 3º classificação da francesa Cannelle Bullard, uma ex-campeã mundial júnior e Open da ISA que esteve vários anos afastada das “lides competitivas” mas que agora lidera o circuito QS. A melhor portuguesa no ranking neste momento é Carol Henrique, que se encontra em 37º lugar mas é Teresa Bonvalot, que está em 45º lugar, quem tem a melhor pontuação, 1.550 pontos conquistados com um 9º lugar nesta prova.
De seguida o circuito segue para Sidney, para mais uma etapa QS masculina e feminina de 6.000 pontos.
Comentários