Depois de um lay day por falta de ondas em Biarritz o ISA World Surfing Games voltou à carga com as melhores condições da prova até agora.
Em prova estava a totalidade dos surfistas lusos da categoria masculina mas o dia começava com a primeira derrota. Zé Ferreira tinha como adversários surfistas do Peru, Israel e Senegal e foi o sul americano quem dominou o heat com duas ondas muito fortes. A segunda posição da bateria foi muito disputada entre o nosso Ferreira e Sambe, do Senegal. No fim a eliminação calhou e Zé Ferreira, que apenas precisava de uma onda de 3.97 para continuar a avançar.
Miguel Blanco tinha como adversários um inglês, um russo e um Neo-zelandês mas a vitória foi mesmo para Portugal. O surfista de S. Pedro do Estoril abriu o heat com uma nota de 6.83 e ao fim de algum tempo fez um back up sólido, que lhe deu uma liderança destacada. O segundo lugar acabou com um adversário que Miguel conhece bem, o inglês Luke Dillon, enquanto que Paul Moretti e Georgiy Felikidi foram eliminados.
A prova entrou pelo round 3, onde já se encontravam Guilherme Fonseca e Pedro Henrique. Guilherme foi o primeiro a competir e tratou de “limpar” mais um heat. O surfista de Peniche é um adversário temível na Liga MEO Surf mas quando chega ao ISA surfa num nível ainda mais alto. Que o diga o brasileiro Elivelton Santos, que viu Fonseca a fazer uma onda de 8.33, ficando a precisar de uma nota quase excelente para passar para a primeira posição enquanto que o conhecido Sul Africano Dylan Lightfoot foi eliminado juntamente com Michael Zaugg.
E, como já tem sido tradição, quando Guilherme vence, Pedro Henrique repete o feito. “Pedrinho” tem “voado” nas esquerdas da Grand Plage e mesmo com as notas que descartou teria vencido o heat. Em segundo lugar nesta bateria ficou Anthony Fillingim da Costa Rica, seguido de Luciani Heremoana do Tahiti e ainda Jackson Obando da Nicarágua.
Pouco depois a maré cheia obrigou a uma paragem na acção e um novo call foi marcado para as 20 horas locais. Acompanha tudo em directo AQUI!
Heats com surfistas portugueses:
Round 3
Heat 112 | Miguel Blanco x Jonas Bachan x Raoni Monteiro x Israel Barona
Round 4
Heat 113 | Johny Corzo x Elivelton Santos x Pedro Henrique x Wesley Dantas
Heat 114 | Guilherme Fonseca x Yassine Ramdani x Ariihoe Tefaafani x Anthony Fillingim
Comentários