Numa demonstração de que o power surf está mais do que vivo, Sunny Garcia venceu o HIC Pro, WQS de 4 estrelas que marca o início da época competitiva no Hawaii.

Foi há 20 anos atrás, numa altura em que a actual lenda do surf havaiano iniciava a sua longa história neste modo de vida, que Sunny Garcia venceu em Sunset Beach. Hoje, com o seu neto nos braços, um emocionado Garcia voltou a sentir o sabor da vitória a percorrer-lhe todas as veias do corpo.

Os heats em Sunset Beach colocam, na maior parte das vezes, o surf aéreo de parte, sendo aquele que mais pressão mete no rail quem acaba por se dar melhor. E poucos são os surfistas no mundo que conseguem meter tanto power na sua prancha como o compacto Sunny Garcia que “caminhou” por este WQS de 4 estrelas através de poderosos carves e laybacks desde o primeiro heat até à grande final, onde defrontou Granger Larsen (2º), Gregg Nakamura (3º) e Fred Patacchia (4º).

A final acabou por ser decidida praticamente na primeira onda de Garcia que, com dois poderosos carves, recebeu um 8.5 naquela que foi a primeira onda do heat. Garcia sabia que tinha de “atacar” bem cedo pois a sua energia, após 5 heats, já estava a chegar ao fim. Aliás, o havaiano confessou que nos quartos de final estava tão cansado que (quase) queria desistir. Não fosse o seu caddy (Billy Kemper) a incentivá-lo e talvez o tivesse feito.

Nas meias finais, foi novamente Kemper quem incentivou Garcia a não desistir dizendo-lhe, aliás, gritando-lhe, para não desistir que já tinha o lugar na final, ao que Garcia respondeu: “Mas porque estás a gritar?!? Estou a fazer tudo o que me dizes”, relembrou divertido após a vitória.

Ao seu 8.5 da final, Garcia juntou um 6.33 fazendo assim o score final que lhe deu a vitória mas mais do que isso a motivação para tentar vencer mais uma Triple Crown. “O dia em que sentir que não consigo ganhar uma Triple Crown é o dia em que desisto de competir”, confessou. “Mas por enquanto em ondas grandes sinto que há poucos que conseguem competir comigo. Sinto-me bem, e agora sinto-me realmente muito bem.”, rematou no seu discurso de vencedor.

O outro grande destaque foi mesmo o terceiro classificado, Gregg Nakamura. Este havaiano é engenheiro civil e apenas ocasionalmente competidor, sendo quase um desconhecido no surf profissional. Surfou nove heats durante o HIC Pro e passou a ser o herói local havaiano, que vibrou por estar numa final com Sunny e Patacchia.

A próxima competição (tripla) em águas havaianas é o famoso Vans Triple Crown of Surfing presented by Vitaminwater, e a primeira etapa, o REEF Hawaian Pro, começa segunda-feira dia 12 de Novembro (amanhã). E neste estão dois nomes muito familiares, Tiago “Saca” Pires e Nicolau Von Rupp, por isso prepara-te para umas boas horas em frente ao computador a apoiar o português e o luso-germânico!!! Go boyssssss!

(Vídeo do dia final do HIC Pro)

 

Comentários

Os comentários estão fechados.