As marcas de surf, por norma, produzem mais ou menos os mesmos produtos, como pranchas, fatos, roupa, acessórios e calçado. No entanto, de vez em quando surge algo bastante invulgar produzido por ou para marcas de surf. Fica a conhecer três produtos de marcas de surf que nada têm a ver com o nosso desporto…

Bebidas energéticas – A …Lost é uma das mais conhecidas marcas de pranchas de surf, contando ainda com uma sólida linha que roupa que chegou a patrocinar grandes nomes do surf mundial. Em 2004 a marca apostou num mercado em ascensão, as bebidas energéticas, chegando inclusivamente a patrocinar um dos maiores eventos de surf em solo norte-americano em 2006, o “Lost Energy Drink ISA World Surfing Games”, realizado em Huntington Beach. Dizia-se que o sabor desta bebida era igual ao da Monster Energy, o que faz algum sentido já que eram ambas produzidos pela mesma empresa, a Hansen Beverage Company. Apesar de ter tido algum sucesso nos EUA, não conseguiu competir com os outros players nesse mercado e cerca de 6 anos depois de ter sido lançada acabou por ser descontinuada. Também a No Fear, uma marca que já foi muito expressiva, tentou a sua sorte nesse mercado, criando a No Fear Extreme Energy em parceria com a Sobe, uma empresa ligada à PepsiCo. O percurso desta bebida acabou por ser bastante diferente da anterior já que ainda está disponível em algumas partes do mundo, ao contrário da marca de roupa em si, que acabou por declarar falência em 2011.

(Sunny Garcia era patrocinado pela No Fear no ano em que foi campeão mundial…)

Kimonos de jiu jitsu – Em Portugal a associação não é tão visível, mas em outras partes do mundo, com destaque para o Brasil e o Havai, o surf e o jiu jitsu têm uma ligação muito próxima, com muitos praticantes ligados a ambos. Daí talvez não seja estranho que uma das mais antigas marcas de surf do Brasil, com mais de 40 anos no mercado, também se tenha associado ao jiu jitsu. Para quem não sabe, a Mormaii foi patrocinadora de fatos de muitos dos melhores surfistas do Brasil, como Fábio Gouveia e Teco Padaratz, os dois primeiros daquele país a aparecer entre os melhores do mundo, passando ainda por, por exemplo, por Tom Curren, e atualmente patrocina a 100% o top do Championship Tour, Peterson Crisanto. Nas últimas décadas esta marca diversificou a sua gama para todo o tipo de produtos ligados ao surf, e mais tarde, o skate. Mas a mais recente aposta, lançada no fim de 2020, foi em kinonos de jiu jitsu. Também a RVCA já lançou alguns kimonos mas, devido à sua ligação desde o início com ambos os desportos, não é uma aposta tão surpreendente.

Tudo mais alguma coisa – A Body Glove é uma das mais antigas marcas de fatos de surf do mundo, segunda apenas atrás da O’Neill. A BG existe até hoje apesar de nunca ter tido a mesma dimensão que outras grandes marcas no meio. Atualmente produz todo o tipo de produtos de surf e de mergulho, mas também licencia o seu nome para alguns artigos surpreendentes como capas para iPads e iPhones, cartuchos de filtro (para tirar o calcário da água), pranchas de wakeboard, skis, estojos e cadernos para a escola, malas de viagem tipo trolley e muito mais…

Mais conteúdos da série Curiosidades Surfisticas AQUI!

Comentários

Os comentários estão fechados.