Nome: Jacob Willcox
Idade: 26
Local: Margaret River, Austrália
Patrocínios: Rip Curl, FCS, DHD
Número de seguidores no instagram – 37.9k (@jacobwillcox__)
Resultados em 2022: 2º lugar – GWM Sydney Surf Pro, 5º lugar – Ballito Pro, 5º lugar – EDP Vissla Ericeira Pro, 5º lugar – Boost Mobile Gold Coast Pro
Quando, com apenas 17 anos, Jacob Willcox apareceu no CT de Peniche como wildcard da Rip Curl e tratou de bater, nada mais, nada menos, que Kelly Slater e Kolohe Andino no seu primeiro heat, o futuro parecia muito promissor para o jovem aussie. Passados 2 ou 3 anos Jacob estava a tempo inteiro no QS mas o seu percurso não foi fácil. Mesmo com um par de vitórias, muitas finais, e alguns resultados sólidos em provas importantes, mas faltou sempre a consistência e as suas hipóteses de qualificação pareciam cada vez mais remotas à medida que os anos iam passando.
Normalmente este tipo de promessas perdem os patrocínios por volta dos 24/25 anos, para apostar em talentos mais “recentes” mas a Rip Curl manteve a sua ligação, o que permitiu que o sonho continuasse Willcox. Não sabíamos quantos anos mais continuaria a ter condições de fazer o circuito mas o que é certo é que ao fim de três etapas, em que conquistou um 2º e dois 5ºs, Jacob já tinha os dois pés no Championship Tour, era apenas uma questão de quando a WSL o iria oficializar. O australiano ainda fez mais uma resultado sólido antes do ano acabar, um 5º na Ericeira, o que garantiu um incrível 3º lugar no ranking final.
O que se deve esperar em 2024?
Aos 26 anos Jacob é o rookie mais velho do grupo, mas o mais completo. As suas hipóteses melhoram à medida que o mar subir, mas o seu repertório também é muito forte em ondas pequenas. Se os astros se alinharem, Willcox é um top10 automático, mas a concorrência é feroz e mesmo com a experiência de ter participado em 13 etapas do tour ao longo dos anos, vai ter que se adaptar rápido se não quiser que a sua passagem pelo CT seja breve.
Probabilidade de “sobreviver” ao cut: Sólida.
Comentários