Nome: Ramzi Boukhiam
Idade: 29
Local: Marrocos, Agadir
Patrocínios: Ain Atlas, Taghazout Bay e JS Surboards
Número de seguidores no instagram – 105k (@ramziboukhiam)
Resultados em 2022: 2º lugar – Corona Saquarema Pro, 5º lugar – Boost Mobile Gold Coast Pro, 9º lugar – Vans US Open of Surfing, 17º lugar – GMW Sydney Surf Pro
Ramzi tem uma história semelhante à de Maxime, tendo ambos saído dos seus países de origem, Ilha Reunião (Huscenot) e Marrocos (Boukhiam) para viver em França, sendo contratados pela Quiksilver como groms e despedidos ao fim de alguns anos de “luta” no QS. O sucesso internacional do marroquino começou em 2012 quando, depois de vencer uma prova do circuito Pro Junior, venceu o seu primeiro QS, uma prova de 6 estrelas em Zarautz. No ano seguinte foi vice-campeão mundial júnior atrás de Gabriel Medina e em 2013 e atirou-se de cabeça ao circuito mundial, vencendo mais quatro etapas qualifying series ao longo dos anos, uma delas semanas antes do início da pandemia.

Passou por vários treinadores ao longo dos anos, incluindo Jake Patterson, fazendo parte desse “team snaketales” ao lado de surfistas como Griffin Colapinto, Kanoa Igarashi e Ezekiel Lau, entre outros. Talvez pelo sucesso dos seus companheiros, Ramzi parecia estar a ficar para trás e a qualificação aparentava ser cada vez mais improvável. Até que em 2022, sem se reinventar muito, conseguiu fazer os quatro resultados que precisava, chegando ao Havaí já praticamente qualificado, garantindo a primeira presença marroquina da história do Championship Tour.
O que se deve esperar em 2023?
Mais uma vez à semelhança de Maxime, Boukhiam apenas recebeu dois wildcards para competir em provas do CT, nos já longínquos anos de 2011 e 2013 e, apesar de ter feito boa figura, não servem de referência como o tour da actualidade. A sua permanência no tour não será fácil mas, depois de ter batalhado tanto ao longo dos anos e podendo auxiliar-se na experiência que tem em algumas das provas do primeiro semestre, tem potencial de se manter. O seu backside bem afiado e boas capacidades como tube rider serão as suas principais armas, sendo um sólido candidato a rookie do ano.
Comentários