Depois de um sólido início de ano, onde ficou em 1º e 2º nas duas primeiras etapas da Liga MEO Surf e em 9º lugar na primeira etapa do circuito Challenger Series, Vasco Ribeiro deu um “break” nos bons resultados apesar de apresentar muito bom surf nas sessões de free surf.
Ficou mais visível que algo se passava quando o local de São João do Estoril faltou à etapa de Huntington Beach dos Challenger Series, uma prova essencial para o seu objectivo principal, entrar no Championship Tour. Depois de alguns dias de silêncio, Vasco “falou” via instragram, partilhando um pouco do que lhe vai na alma.
“Comecei a competir com apenas 9 anos, e logo na primeira prova, comecei a vencer. Na minha carreira, tudo aconteceu com muita rapidez, intensidade e sucesso. Fui campeão nacional em todas as categorias, campeão Europeu, e também campeão do mundo. O meu sonho sempre foi entrar no World Tour e ser Campeão do Mundo. No entanto, enquanto estamos a ganhar tudo parece fácil, e muitas vezes não nos apercebemos do quão difícil é a vida de um atleta de alto rendimento.
O último ano tem sido bastante desafiante, e tem vindo a piorar de uma maneira que eu sozinho já não estava a conseguir gerir. Tinha pouca vontade para fazer as coisas que me são mais importantes, e por isso, chegou a altura de pedir ajuda profissional para conseguir voltar um dia a lutar pelos meus sonhos.
Decidi que neste momento o mais importante é focar-me, e investir tempo na minha saúde mental, pois é dela que parte tudo o resto: a estabilidade, a família, os amigos, os resultados, etc… Este é o meu compromisso, e tenho duas filhas lindas que são o meu maior motor e motivação para esta nova fase.
Irei estar fora das competições e do mar durante algum tempo, sabendo que estou focado no meu futuro, e disposto a lutar até ao último segundo como sempre fiz em competição. Vou também estar afastado das redes sociais até me sentir preparado para voltar.
Obrigado a todos que ao longo destes anos sempre me apoiaram e incentivaram.
VR”
Força Vasco, sabemos que regressarás mais forte!
Comentários