Aos 24 anos, João Dantas é um dos melhores representantes de sempre no longboard nacional, contando com títulos a nível nacional e europeu. No entanto, foi a sua recente qualificação para o também recentemente formado Longboard Tour da WSL, o equivalente ao Championship Tour mas em versão longboard, que realmente destacou o local de São Pedro do Estoril, sendo o único surfista português entre esta elite de 20 competidores por categoria.

Infelizmente o longboard em Portugal nunca teve o justo reconhecimento da parte dos grandes patrocinadores, o que acabou por deixar Dantas sem certezas se se iria deslocar à Austrália, onde se realiza a primeira prova do circuito. Num post no instagram, João abriu o jogo, dando a conhecer a sua situação.

Ainda a digerir a minha qualificação para o Tour da WSL, mas tem sido bom sentir o calor dos amigos e todas as pessoas que me escreveram.

Quero agradecer do fundo do coração por toda essa força e vontade de me ver a surfar por Portugal.

Algumas pessoas sugeriram criar um crowdfunding para cobrir as despesas e me ajudar a competir no tour, mas vou explicar o porquê de não o querer fazer, pelo menos por agora.

Não tenho vergonha de receber dinheiro de quem tem orgulho em mim e me quer ver chegar mais longe. Mas acho que não é justo eu depender dos meus amigos e quem me apoia para representar o meu país.

Com milhões de euros a serem gastos à toa, o surf a ser utilizado como ferramenta de marketing para tudo, até pelo estado para promover o país… não acho certo…

Já faz um tempo que comecei a competir la fora e sempre saiu do meu bolso. A luta não é de agora.

Tenho estado em contacto com algumas entidades, até agora sem sucesso, mas estou a aguardar respostas. Estou confiante e tranquilo.

Independentemente de tudo, e para finalizar, estou muito feliz por estar entre os 20 melhores longboarders do mundo e por ter chegado aqui através do meu trabalho, esforço, dedicação, e motivado por quem me quer bem!

Só tenho que agradecer por todas as oportunidades que tive e tenho à minha frente.

Felizmente João não baixou os braços e conseguiu angariar os apoios necessários para competir neste circuito, e ficando como objectivo representar o nosso país da melhor maneira.

Etapas do World Longboard Tour da WSL de 2022
Manly Beach, Sydney, New South Wales, Australia: May 16 – 24, 2022
Vans Duct Tape Invitational, Huntington Beach, California, USA: August 3 – 7, 2022
WSL Longboard Championships, Malibu, California, USA: October 3 – 13, 2022

Comentários