Francisco Freitas (Sub-18), João Dantas (Open) e Raquel Bento (Feminino), sagraram-se hoje, domingo, 15 de outubro, campeões do Tudor Longboard Classic by Marcolino, a 3.ª etapa do Campeonato Nacional de Longboard, o evento que encerra a 9.ª edição do Porto&Matosinhos Wave Series, iniciativa que desde abril reuniu um conjunto de competições de desportos de ondas, organizada pela Onda Pura Surf Center, com a colaboração das Câmaras Municipais do Porto e Matosinhos e o apoio técnico da Federação Portuguesa de Surf. Dados os resultados que obteve nas duas etapas anteriores, Raquel Bento conquistou aqui oficialmente o título de Campeã Nacional de Longboard de 2023.
A Praia Internacional do Porto ofereceu as condições perfeitas para a realização desta prova, com um dia de sol radioso no sábado e ondas de um metro a um metro e meio, e, embora a chuva tenha chegado hoje, domingo, as ondas estiveram à altura da competição, com os atletas a mostrarem as suas melhores manobras numa prova muito competitiva e com algumas surpresas.
A final de Sub-18, assistiu ao domínio de Francisco Freitas que, com uma onda de 7.00 e outra de 7.25, conseguiu conquistar o primeiro lugar com um score total de 14.25, ultrapassando os outros competidores: Rodrigo Nabais, que ficou em segundo lugar com um score de 8.50; Tomás Bugallo, em terceiro, com um score de 8.30; e Beatriz Valente, em quarto, com um score total de 1.85.
O último heat da categoria Feminino não trouxe surpresas, já que a atual campeã nacional Raquel Bento dominou a bateria desde o início, com uma onda de 6.00 e outra de 4.75, terminando em primeiro lugar com um score total de 10.75, que também contribuiu para que validasse novamente o título de Campeã Nacional, dados os resultados obtidos nas provas anteriores em Espinho e na Costa da Caparica. Em segundo lugar ficou Joana Gorgueira, com um score de 6.25; em terceiro classificou-se Kika California, com um score de 3.65, e, em quarto, Aurora Dantas, com 2.60.
A surpresa da final de Open foi a ausência de António Dantas, vencedor da 2.ª etapa na Costa da Caparica e um dos grandes favoritos ao título, derrotado na meia-final. No heat final, João Dantas sagrou-se vencedor com apenas duas ondas surfadas, com um 6.50 e um 7.50 que lhe deram a vitória indiscutível. Frederico Carrilho conquistou a segunda posição, com um score de 12.15; Francisco Freitas alcançou o terceiro lugar com um score de 10.05; e o surfista açoriano Nicolau Filipe ficou em quarto lugar, com um score total de 7.20.
“Foi um evento fantástico, com todos os 45 atletas a demonstrarem um alto nível de surf em todas categorias. No sábado, tivemos um dia de sol e ondas perfeitas e uma animada festa Sunset no final do dia e, no domingo, embora com chuva, o mar continuou a oferecer ótimas condições para a realização das meias-finais e finais. Parabéns aos atletas, aos treinadores e aos clubes de todo o país, um agradecimento especial ao patrocinador oficial desta etapa, a Marcolino Relojoeiro, e às câmaras municipais de Porto e Matosinhos, que criaram as condições para mais uma edição de sucesso do Porto&Matosinhos Wave Series”, afirmou Marcelo Martins, da Onda Pura Surf Center.
O Tudor Longboard Classic by Marcolino foi uma competição integrada no Porto&Matosinhos Wave Series, sendo organizada pela Onda Pura Surf Center, com o apoio técnico da Federação Portuguesa de Surf e a colaboração das câmaras municipais do Porto e de Matosinhos, da Junta de Freguesia de Matosinhos e Leça da Palmeira e da Associação Onda do Norte. Esta competição teve o patrocínio oficial da Tudor e da relojoaria Marcolino, assim como os apoios da Gold Energy, da Ramirez, da Vitalis, da Unilabs, do Hospital de Santa Maria – Porto e da Meo. Contou ainda com os media partners Surf Total, Beachcam e Onfiresurfmag.com.
Comentários