Realizou-se no passado fim de semana, em São Pedro do Estoril, a quarta e última etapa do circuito nacional de longboard de 2022 e em jogo estavam ainda os títulos nacionais nas categorias Open e júnior.
Na categoria Open os candidatos eram os irmãos Dantas, António e João. António, o mais novo, venceu este circuito no passado na categoria Júnior e este ano disputou a vitória de todas as etapas taco a taco com o seu irmão, tendo ameaçado em duas e vencido uma, a prova do Porto. Por sua vez, João, que em paralelo competiu no World Longboard Tour da WSL, venceu as etapas da Caparica e Azurara, deixando a decisão para a derradeira etapa.
Durante os dois dias de prova as ondas apresentaram boa qualidade e ambos foram dominando os seus heats com alguma facilidade. À final, além de João e António, chegaram Frederico Carrilho e Francisco Freitas, acabando em 4º e 3º respectivamente. A liderança alternou várias vezes entre os dois irmãos e caso António vencesse e João acabasse em segundo lugar teria que se realizar um “surf off”, para decidir o título. No entanto, João Dantas passou para a frente na última troca de ondas, conquistando o seu 5º título nacional, enquanto que António Dantas, mesmo com uma excelente prestação neste circuito, acabou como vice-campeão.
Na categoria Sub18 os cenários da disputa pelo título eram semelhantes, entre Frederico Carrilho e Francisco Freitas, e o desfecho foi o mesmo, já que Carrilho venceu pela terceira vez este ano e sagrou-se campeão da categoria.
O título feminino já tinha sido decidido na etapa anterior, pois Raquel Bento tinha vencido as primeiras três etapas. Em São Pedro Raquel repetiu a dose, vencendo e deixando Inês Martins em segundo, Francisca Taron em terceiro e Aurora Dantas em quarto lugar.
Comentários