O circuito de qualificação de 2017 já chegou ao fim e o Championship Tour da WSL de 2018 já tem alguns nomes novos confirmados. Fica a conhecer os novos surfistas do mais importante circuito de surf do mundo!
Nome: Keanu Asing
Idade: 24
Local: Honululu, Havai
Patrocínios: Rockstar, Vertra, Pro-Lite, Local Motion Surfboards
Resultados em 2017: 9º lugar Ballito Pro (QS 10.000), 9º lugar EDP Billabong Pro Cascais (QS 10.000), 3º lugar Pull&Bear Pantin Classic Galicia Pro (QS 6.000), 1º lugar Vans Pro (QS 3.000), 1º lugar Barbados Pro (QS 3.000)
Digam o que disserem Keanu Asing, o único “regressado” ao tour, é um guerreiro. Em 2016 tornou-se no primeiro surfista na história do Championship Tour a vencer uma etapa e a não conseguir manter a sua vaga no circuito. Nessa prova mostrou bem os seus pontos fortes, que são o backside afiado em esquerdas moles e a garra e fome de vencer. Como “prémio” ainda acabou o ano sem patrocinador principal já que a Fox, que o apoiava há muitos anos, saiu da modalidade para se focar em outros mercados.
Mesmo assim o havaiano não baixou os braços e competiu em todas as provas que conseguiu, incluindo etapas de 1.000 pontos. Das três vitórias que conseguiu, apenas duas ficaram no seu top5 pois garantiu também preciosos pontos em dois QS 10.000. Chegado ao Havai, Keanu parecia estar a precisar de mais um resultado mas, mesmo sem o ter feito, conseguiu cumprir o seu objectivo e voltar à elite do surf mundial.
O que se deve esperar em 2018?
Asing tem do seu lado bastante alguma experiencia e o seu melhor amigo, Ezekiel Lau, além de um back office sólido com nomes como John Shimooka, ex-top do CT, e Kailin Curran, sua esposa e actual lutadora na UFC. O facto do circuito ter perdido uma das esquerdas, Fiji, não joga a seu favor e cada heat que quiser passar será uma batalha. No entanto, se fizer as etapas mais importantes do QS (6.000 e 10.000) deverá conseguir retirar de si parte da pressão e manter a sua presença no circuito principal, onde merece estar.
Probabilidade de ficar nos 22 primeiros do ranking em 2018: Reduzida
Comentários