Depois de um dia muito pesado de surf nos Supertubos, a acção voltou bem cedo no MEO Rip Curl Pro Portugal, com o round 3 da prova feminina desta que é a terceira etapa do Championship Tour de 2023.

Em prova estavam ainda duas surfistas portuguesas, Teresa Bonvalot, que compete como replacement surfer no tour, e Yolanda Hopkins, a wildcard. A primeira na água foi Teresa, que tinha como adversária a vencedora desta prova no ano passado, Tatiana Weston-Webb. Foi um heat disputado em ondas difíceis, a rondar o metro e meio nos sets, mas com algumas oportunidades para ambas. A portuguesa mostrou um surf bem afiado para fazer notas de 4.5 e 5.10 em duas ondas consecutivas, direita e esquerda, o que lhe deu a liderança do heat. Tatiana a esta altura tinha a nota mais alto, um 5.67, e quando “espremeu” uma longa direita passou para a frente, deixando Bonvalot a precisar de uma nota de 5.97, faltando ainda 20 minutos para acabar a bateria. Infelizmente não conseguiu descobrir a onda que precisava e foi eliminada. Mesmo sem ser o resultado que precisa para se qualificar para a segunda metade do tour de 2023, Teresa teve uma prestação sólida nesta etapa, provando que pertence ao Championship Tour.

Poucos heats mais tarde foi a vez de Yolanda Hopkins defrontar a número 1 do ranking, Carissa Moore. A havaiana tinha todo o momentum do seu lado e um historial impecável em Portugal, tendo vencido em Peniche pela primeira vez na sua carreia e, desde aí, nunca terminou pior que o 3º lugar. Mas isso é porque nunca tinha enfrentado uma inspirada “Yo-Yo”. A algarvia destaca-se nestas condições e andou à caça de ondas com secções verticais para arriscar manobras fortes, e foi isso que ditou o seu sucesso. Na sua primeira onda, uma esquerda do set, encaixou um forte snap na secção mais crítica para receber uma nota de 5.67, e quando descobriu um close out pesado que a deixou atacar o lip recebeu 6.1 e ficou com uma liderança sólida. Moore não baixou os braços e fez várias ondas manobras fortes, mas faltaram secções mais críticas e a havaiana acabou eliminada.

Yolanda Hopkins tem tido grandes resultados ao longo dos anos mas este, sem qualquer dúvida, é o ponto alto da sua carreira até agora. A sua próxima adversária será Macy Callaham no heat 3 dos quartos de final.

Acompanha tudo em directo AQUI!

Comentários

Os comentários estão fechados.