Chegou ao fim a terceira etapa da Liga MEO Surf, o Allianz Sintra Pro, realizado na Praia Grande e finalizando com boas ondas até um metro e meio.

Para o derradeiro dia de prova estavam reservados apenas 10 heats, 7 da categoria masculina e 3 da feminina. Apesar de ter sido um dia com algumas baterias muito competitivas, dois surfistas apresentaram-se da média, um em cada categoria. Vasco Ribeiro tinha feito algumas baterias bem surfadas nos dois primeiros dias mas neste domingo não pontuou abaixo dos 16 pontos em qualquer um dos seus confrontos. Nos quartos de final e nas meias não combinou os seus adversários, Eduardo Fernandes, que já venceu neste local, e Frederico Morais, deixando ambos a precisar de ondas de 9 pontos. Do outro lado da grelha vinha Afonso Antunes, que bateu Martim Nunes nos quartos e Filipe Jervis nas meias, para ficar isolado na liderança e encontrar o ex-campeão mundial júnior na final.

Na categoria feminina a surpresa do dia foi a vitória de Gabriela Dinis sobre Francisca Veselko, que era a favorita para avançar para a final, enquanto que Teresa Bonvalot superou uma surfista com quem tem tido grandes confrontos nos últimos anos, Yolanda Hopkins, para avançar para a sua segunda final da temporada. Na final a surfista de Cascais, Teresa, dominou por completo, repetindo a formula de arrancar uma nota excelentes dos juízes com uma manobra isolada, mais uma vez uma paulada de backside, e outra com algumas manobras fortes também para a direita. O resultado garantiu-lhe a liderança do circuito e o título da Allianz Triple Crown.

Na final masculina Afonso fez surf para vencer, enchendo duas direitas de boas manobras para receber um par de notas de 6 pontos. Mas Vasco Ribeiro mostrou que quando está inspirado e no seu elemento, não tem adversários neste circuito. Tinha sido precisamente neste local que Ribeiro venceu pela última vez, em 2018, e logo na sua primeira direita encaixou uma série de manobras muito poderosas, tanto no lip como na parede, para garantir uma nota de 8.9 pontos. A esquerda que fez pouco depois, também cheia de rasgadas forte e com um floater numa secção pesada para terminar, teria sido suficiente para vencer a prova mas Vasco ainda fez mais uma direita muito forte para deixar o líder do circuito e campeão da Allianz Triple Crown, a precisar de uma combinação e assim garantir mais uma grande vitória na Liga.

O circuito segue agora para a recta final em datas que serão anunciadas nos próximos dias…

 

Comentários

Os comentários estão fechados.