O dia 4 foi dedicado ao surf feminino em Newcastle, com o Grandstand Sports Clinic Women’s Pro a avançar bastante. Primeiro na água entre as portuguesas esteve Camilla Kemp, que usufruiu de ondas de cerca de um metro e pouco vento no heat 4 do round 1.
Foi um heat de poucas ondas e Kemp abriu cedo com uma esquerda com algumas rasgadas mas, sem conseguiu encontrar secções mais verticais, apenas recebeu uma nota de 3.67. Entre as 4 apenas a havaiana, Leila Riccobuano, conseguiu fazer duas notas sólidas, dominando assim o heat. Camilla ainda conseguiu fazer um back up de 2.93 e, apesar de ter ficado bastante “exposta” aos ataques de Kaleigh Gilchrist e Emily Nishimoto, conseguiu garantir o segundo lugar e qualificação para a fase seguinte.
A prova entrou pela segunda fase e Carol Henrique, no heat 3, demorou um pouco a “arrancar”. Sendo um heat de notas baixas, dominado por Sophia Fulton, Carol mesmo sem ter feito notas boas no início ficou bem ao alcance de dar a volta ao resultado e quase o fez nos minutos finais. Na sua última onda Henrique fez um par de rasgadas fortes e uma boa finalização e teria conseguido o segundo lugar caso Hinako Kurokawa não tivesse melhorado a sua posição perto do fim, e assim ficou eliminada a primeira surfista lusa.
Horas depois Camilla Kemp voltou à água e teve sucesso novamente. Sophie McCulloch venceu o heat com notas fortes no fim da bateria mas Kemp também surfou muito e fez notas de 5.10 e 4.83 para eliminar Ella Williams, da Nova Zelândia, e Minori Kawai, do Japão.
Seguiu-se Teresa Bonvalot, que tinha como adversárias Frankie Harrer, Brianna Cope e Alyssa Spencer. A surfista de Cascais escolheu muito bem as suas duas primeiras ondas, fazendo notas de 5 e 6.67, que acabariam por ser suficientes para vencer o heat, deixando Spencer em segundo lugar.
A prova ainda entrou pelo round 3 e Camilla Kemp competiu pela terceira vez neste dia. Kemp igualou o back up da eventual vencedora do heat, Coco Ho, mas ficou a precisar de 4.91 para garantir o segundo lugar de Melanie Giunta, acabando em 3º lugar à frente da ex-top do CT, Pauline Ado.
O campeonato parou no heat anterior ao de Teresa Bonvalot, que juntamente com Frederico Morais no Burton Automotive Pro, terá de esperar pelo próximo dia de prova para voltar a competir.
Acompanha a evolução desta prova em directo AQUI!
Heats com surfistas portugueses no Burton Automotive Pro
Round 3
Heat 6 | Kiron Jabour x Deivid Silva x Marco Fernandez x Frederico Morais
Heats com surfistas portuguesas no Grandstand Sports Clinic Women’s Pro
Round 3
Heat 11 | Bronte Macaulay x Macy Callaghan x Teresa Bonvalot x Alyssa Lock
Comentários