Como programado, o dia 7 do Burton Automotive Pro e do Grandstand Sports Clinic Women’s Pro seria o dia das finais. As ondas pioraram bastante em relação ao dia anterior, rondando o meio metro com algum vento. Ainda em prova encontrava-se uma surfista portuguesa, Teresa Bonvalot, que  já tinha derrotado alguns dos grande nomes do surf feminino a caminho dos quartos de final.

Depois de dois heats em frente ao palanque principal as ondas ficaram tão fracas que a prova e foi mudada para outro banco de areia, onde havia um pouco mais de consistência. Teresa surfou no último heat da fase contra a australiana Phillippa Anderson, que logo desde o início mostrou estar muito à vontade nas pequena ondas, fazendo algumas combinações de “rasgadas/reentry” para fazer algumas notas medianas e tomar a liderança do heat. Bonvalot nunca desistiu de lutar pela liderança e conseguiu uma nota de 5.17 com uma só manobra, uma batida de backside. No final apenas precisava de substituir a sua nota de 3.5 por uma de 4.5 mas Anderson tinha a prioridade e dominou o line up, avançando assim para as meias finais.

Apesar de ter sido eliminada, Teresa pode considerar este resultado como um keeper no seu percurso a caminho do CT de 2019. Bonvalot ocupa neste momento a 16º posição do ranking de qualificação e precisará de mais 4 resultados semelhantes ou superiores até ao fim do ano para cumprir o seu objectivo.

A final feminina foi um confronto Austrália VS Havai, Tyler Wright VS Coco Ho. Tyler era a favorita, apesar de ondas pequenas não serem o seu forte, mas Ho acabou na frente ao fim de 29 ondas surfadas (entre as duas) no heat.

A prova masculina tinha tudo para ser uma repetição da anterior, sendo mais um confronto Austrália VS Havai, Mikey Wright VS Barron Mamiya. Barron surfou muito e com um par de ondas 8 de pontos poderia ter levado o título. No entanto, o aussie estava inspirado, e com duas notas de 9 pontos venceu a prova e passou para a liderança do circuito. O tour segue agora para Sidney, onde se realiza o Vissla Sidney Surf Pro, uma prova QS 6.000 que começa a 26 de Fevereiro.

Comentários

Os comentários estão fechados.