Está encontrado o campeão do mundo de 2013, Mr. Mick Fanning!
Depois de um primeiro heat de roer as unhas, Mick Fanning tinha agora pela frente o compatriota Yadin Nicol, que já tinha garantido uma nota perfeita, 10 pontos, no segundo dia de competição, e que necessitava de vencer o evento para se qualificar para 2014.
O mar continuava grande e perfeito, com alguns sets a rebentar no terceiro reef mas com as ondas boas a demorarem muito tempo a entrar, pelo que a organização decidiu dar mais 5 minutos aos heats, passando assim de 30 para 35 minutos.
Nesse momento Slater nada mais podia fazer do que esperar o heat de Fanning para saber se tinha ou não hipótese de tentar o seu 12º título mundial.
Fanning abriu as hostilidades com um close-out e uma nota de 1.83 deixando Nicol com a prioridade e à espera de uma bomba! Logo de seguida Fanning fez a primeira onda para Backdoor, um tubo longo mas a onda não era muito grande e ele não ficou tão muito dentro mas o suficiente para receber um 7.33.
Depois de uns bons minutos sem ondas, Nicol apanhou uma bomba para Pipeline e não vacilou, dando um tubo bem profundo e do qual saiu depois do bafo, recebendo um 9.33 naquela que foi a sua primeira onda do heat.
Yadin chegou ao line-up para imediatamente agarrar uma outra bomba para Pipeline e, debaixo da prioridade de Fanning, meter um segundo bom resultado no quadro, um 7.57, e deixar Fanning a precisar de uma onda excelente, um 9.57, para se poder sagrar campeão do mundo pela terceira vez e sem depender do resultado de Slater.
Depois de um longo período sem ondas surfadas, Fanning usou a sua prioridade para, a 10 minutos do fim, agarrar um close out e deixar Nicol com prioridade e um passo mais perto de sentir que a sua qualificação para 2014 poderia ser mais real, apesar de para tal, ainda ter de vencer o evento.
A cinco minutos do fim entrou um set e Yadin agarrou a primeira para colocar um 6.77 no quadro e, logo de seguida, Fanning agarrar mais uma bomba mas que infelizmente voltou a não abrir! Fanning conseguiu mesmo assim garantir a prioridade e garantir mais uma hipótese de fazer o 9.75 que necessitava para vencer o heat e garantir o seu terceiro título mundial.
Logo de seguida entrou mais um set, provavelmente um dos maiores do dia pois reventou no terceiro reef, e Fanning com prioridade agarrou a primeira do set para repetir o que fez exactamente no round anterior: dropar em frente, fazer um bottom bem largo e encaixar num tubo fundo e perfeito, e que lhe garantiu um 9.70 depois de um longo período de espera à espera da nota, e deixando a praia ao rubro, onde estava a sua mãe e mulher!
Apesar do título estar decidido, muito ainda vai acontecer hoje, pelo que tens de continuar a assitir a este histórico dia de surf no FUEL TV ou carregando aqui!
Comentários