Depois de alguns cancelamentos, o circuito Pro Junior finalmente arrancou com o GADIS Junior Pro Ferrol, prova realizada na Praia da Fragata, na Galiza, Espanha.

Foi uma prova com uma forte presença lusa, não a nível de quantidade mas sim de qualidade. A prova masculina começou no round de 72 e chegados ao round de 16, ainda se encontravam 6 representantes nacionais em prova. Eliminados nestas fase ficaram Jaime Veselko, Salvador Vala e Tiago Stock, enquanto que Francisco Ordonhas foi eliminado num heat com mais dois lusos, terminando a prova em 5º lugar. A final foi um “super heat”, cheio de notas fortes e muito bom surf da parte de todos. Os dois espanhóis acabariam por dominar, Alfonso Suarez em 1º e Dylan Donegan Dos Santos em segundo, enquanto que João Mendonça e Matias Canhoto terminaram em 3º e 4º lugares respectivamente.

A prova feminina chegou aos quartos de final com apenas três surfistas portuguesas e Miriam Julião terminou aí a sua excelente prestação. Maria Dias ficou pelas meias finais, terminando em 5º lugar enquanto que Maria Salgado fez mais um heat muito forte para avançar para a final. Contra francesas e uma espanhola, Maria Salgado mostrou estar “noutro campeonato” e venceu a sua primeira prova Pro Junior, saindo da Galiza com a liderança do ranking.

Comentários