Depois de alguns dias em alerta amarelo foi feito um call para avançar com o TUDOR Nazaré Tow Surfing Challenge presented by Jogos Santa Casa no passado domingo, dia 12 de dezembro, mas a acção acabou por ser adiada para o dia seguinte.

Como previsto, o domingo amanheceu carregado de expectativa  mas, infelizmente o forte nevoeiro não permitiu que a prova avançasse. A organização estava preparada, os surfistas estavam ansiosos e o público compareceu em massa, forrando a zona ao lado do farol da Praia do Norte de pessoas. Já as ondas, nessa manhã de domingo, ainda estavam longe do que se esperava, algo que acabou por ser disfarçado pelo nevoeiro. Felizmente a ondulação estava a caminho e durante a tarde, quando finalmente se começou a ver o pico, já mostravam parte do que estava para vir.

Sem hesitações, a prova começou na manhã de hoje, já com ondas dignas deste evento. E logo no primeiro heat não faltou acção! Kai Lenny, como já nos tinha habituado, abria as suas ondas com ollies 360, antes de iniciar os drops, mas, numa em que não arriscou os seus voos, perdeu o controle da prancha na devido à intensidade da onda e caiu. Quando o seu parceiro Lucas “Chumbo” Chianca o tentou resgatar acabaram por ser engolidos numa espuma gigante e perderam a mota de água, mas saíram ilesos. Outra dupla dessa bateria também levou a sua mota de água ao limite, Pierre Rollet, que fazia dupla com Justine Dupont, fez talvez um dos mais incríveis floaters alguma vez feitos sem ser com uma prancha de surf mas acabou por também perder temporariamente a “máquina”.

Durante praticamente todo o dia ondas gigantes não pararam de ser surfadas, com destaque para algumas ondas dos surfistas acima mencionados, Chianca, Lenny e Dupont, mas também o haviano Kealii Mamala apanhou algumas bombas, tal como brasileiro Rodrigo Koxa, o basco Axier Muniain e o português Nicolau Von Rupp, que estiveram acima da média. No entanto houve dois momentos que estiveram acima de todos os outros! No passado já se tinha visto alguns tubos neste evento, com destaque para o de Natxo Gonzalez, mas o de Pedro Scooby neste dia foi talvez o mais intenso de sempre na Nazaré. Também Lucas Chianca, que já tinha vencido a prova no passado, deu um tubo bom, não sem antes dar um ollie 360, o que acabou por lhe dar a vitória final e, em conjunto com Kai Lenny , a vitória por equipas, repetindo o feito da edição passada deste evento. Scooby teve que se contentar com o segundo lugar no evento mas em compensação pela sua atitude recebeu o prémio Jogos Santa Casa Most Committed Award!

Quem também repetiu a vitória foi a francesa Justine Dupont, que dominou a categoria feminina mas deixou um pouco a “porta aberta” para as suas adversárias quando fez uma interferência, algo que acabou por não mudar o resultado. Contas feitas, a Nazaré voltou a não desiludir, com mais um campeonato épico que seguramente será lembrado durante muito tempo!

 

 

Comentários

Os comentários estão fechados.