Realizaou-se hoje na Praia do Norte, Nazaré, o TUDOR Nazaré Big Wave Challenge em ondas de 25 a 35 pés. Entre os competidores, alguns dos mais destemidos big wave riders da actualidade, estavam dois portugueses, Nicolau Von Rupp e António Laureano.
O forte vento offshore dificultou ainda mais as coisas, obrigando os atletas a enfrentarem degraus enormes enquanto desciam as ondas a toda a velocidade. À medida que o swell aumentava ao longo da tarde, as equipas elevaram o nível e brindaram o público com um show espetacular de habilidade e coragem, como a Praia do Norte exige. Clement Roseyro ganhou o prémio de Melhor Performance Masculina com uma pontuação total de 21.83 (num máximo de 30). Roseyro conseguiu a sua melhor nota no primeiro heat, com um 7.50. Na sua segunda participação no TUDOR Nazaré Big Wave Challenge, conseguiu elevar a fasquia com a sua abordagem única ao surf de ondas grandes e garantir o prémio.
Também a francesa Justine Dupont esteve imparável, desenhando linhas incríveis nas paredes monstruosas da Praia do Norte. A ex-vencedora mostrou-se confortável nas condições, sempre ativa e apanhando oito ondas para melhorar a sua pontuação. O seu parceiro de equipa, Eric Rebiere, só conseguiu surfar uma onda, mas foi o suficiente para começar o dia com solidez.
A experiência de Michelle des Bouillons fez a diferença, com o seu parceiro Ian Cosenza a rebocá-la para algumas das maiores e mais limpas ondas do dia, garantindo o segundo lugar. Na sua estreia no TUDOR Nazaré Big Wave Challenge, Laura Crane mostrou a sua boa forma ao apanhar duas ondas antes de rebocar António Laureano para algumas bombas.
Nicolau von Rupp e Clement Roseyro começaram fortes logo no primeiro heat do dia. Von Rupp conseguiu colocar o seu parceiro em algumas das maiores ondas, mas foi a leitura de mar de Roseyro que brilhou, permitindo-lhe atacar as secções críticas, garantindo a melhor pontuação da manhã.
Von Rupp arriscou bastante, o que culminou em algumas quedas pesadas na primeira sessão. Já na segunda sessão, Roseyro melhorou a sua pontuação com uma onda sólida de backup, levando a equipa ao topo da tabela.
Os vice-campeões Lucas Chianca e Pedro Scooby, vencedores da competição no ano passado, lutaram até ao fim para tentar roubar a liderança a Von Rupp e Roseyro, mas apesar de uma forte performance no segundo heat, ficaram curtos na pontuação.
O bicampeão do prémio de Melhor Performance Masculina, Lucas Chianca, lutou pelo segundo lugar, enquanto o estreante Ben Larg completou o pódio masculino. Larg recebeu um convite de última hora após Garrett McNamara não poder competir e juntou-se a Andrew Cotton. Com carves rápidos nas caras das ondas monstruosas, mostrou grande habilidade na disciplina de tow-in.
Comentários