Haverá um campeonato de surf mais intenso no nosso continente que o TUDOR Nazaré Big Wave Challenge?
O publico apareceu em massa na Praia do Norte, começando a preencher toda a área muito cedo e mesmo sem ação imediata na água, ninguém arredou o pé. Era visível que a ondulação estava a crescer bastante e ao fim de alguns calls a prova começou, logo com cores nacionais na água, mais especificamente, Nicolau Von Rupp, que fez dupla com o surfista francês que seria uma das grandes revelações do evento, Clement Roseyro. No heat seguinte mais três portugueses estavam na água, a dupla António Silva e João Macedo, e António Laureano, que fazia dupla com Maya Gabeira.
Cedo no evento assistiu-se a um grande domínio da dupla brasileira, o incontornável Lucas “Chumbo” e o seu parceiro em substituição a Kai Lenny, que se lesionou recentemente, Pedro Scooby. Os goofies brasileiros mostraram um grande à vontade em todo o dia, surfando algumas das maiores ondas e apresentando um surf progressivo, algo raro em ondas grandes. A certa altura altura dupla Nic e Roseyro conseguiu “roubar” a liderança, mas foi temporário e os brasileiros faturaram o prémio de melhor dupla, e “Chumbo” a melhor performance.
Nicolau Von Rupp e Clement Roseyro ficaram perto da vitória mas tiveram que se contentar com o segundo lugar por equipas, enquanto que Clement, que também mostrou um surf muito progressivo recebeu o prémio Jogos Santa Casa Most Committed Award.
O prémio feminino ficou com Maya Gabeira, que, com muita atitude e muita ajuda de António Laureano, o seu parceiro no evento, superou a sua conterrânea Michelle des Bouillons, provando mais uma vez ser a rainha da Nazaré.
Contas feitas foi mais um incrível evento na Nazaré, que cumpriu todas as expetativas, com ondas grandes, bom surf, grandes wipeouts e no final do dia todos voltaram para casa inteiros para celebrar mais um dia histórico para Portugal e para o big wave surfing.
Comentários