Chegou ao fim a terceira etapa da Liga MEO Surf de 2024, com um título nacional atribuído numa categoria e um novo líder em outra.

A prova começou na sexta-feira com ondas pequenas no Areal de Santa Bárbara, numa esquerda muito divertida, com a ocasional direita também a quebrar. Foi um dia onde se viu bom e surf poucas surpresas. Em destaque no round 1 estiveram nomes como Francisco Mittermeyer, Guilherme Ribeiro, Miguel Lages e Joaquim Trindade. Na fase seguinte já se viu alguns resultados surpreendentes, como as derrotas de Mittermeyer, Luís Perloiro e João Roque Pinho enquanto que Halley Batista se colocou como um dos favoritos à vitória.

A acção só voltou bem cedo no domingo e apesar das ondas terem subido, ainda não passavam o meio metro nos sets. Mais uma vez o melhor surfista da fase, neste caso o round de 16, foi Batista, que fechou com uma nota de 9.25 para juntar ao seu 7.75 e deixar os seus adversários em combinação.

Nos quartos de final man on man Tomás Fernandes começou forte contra Francisco Ordonhas, mas o surfista da Linha de Cascais deu a volta ao resultado e eliminou o líder do circuito. Ordonhas acabaria por encontrar e superar mais um super talento da sua geração João Mendonça, enquanto que do outro lado da grelha Guilherme Ribeiro bateu Afonso Antunes, que tinha feito um heat muito forte anteriormente contra outra grande destaque no circuito este ano, Tiago Stock.

A final foi muito disputada entre Francisco Ordonhas e Guilherme Ribeiro, o primeiro a apostar em manobras explosivas nas junções enquanto que o novo líder do circuito, Ribeiro, foi respondendo com um backside afiado para dar várias pauladas de backside por onda. Contas feitas Ordonhas estreou-se nas vitórias, comprovando mais uma vez que é um dos grandes nomes do surf português na actualidade.

Na prova feminina o título foi decidido no segundo heat do round de 8 surfistas, quando Teresa Bonvalot avançou para as meias finais de duas surfistas. A partir daí foi só manter o ritmo, avançando para a final onde bateu Concha Balsemão.

Comentários