O ano de 2013 não está a correr nada mal para Francisco Alves. Tudo começou com o primeiro campeonato da época de 2013, o MOCHE Capítulo Perfeito, onde chegou à final. Seguiu-se uma vitória na primeira etapa da Liga MOCHE e um quinto lugar na etapa seguinte que o colocaram na luta pelo título do circuito. Finalmente chegou ao MOCHE Pro-Junior, a etapa que decidia o título nacional sub20 e onde Francisco surgia como “seed” número 1 e principal favorito à vitória.

O Porto recebeu com boas ondas muitos dos melhores surfistas nacionais, com 20 anos ou menos, e logo no primeiro dia acabou por se “despachar” a prova toda. As grandes surpresas do campeonato foram as eliminações de Tomás Fernandes e Guilherme Fonseca, dois finalistas do ano anterior que perderam no mesmo heat, nos quartos de final, contra André Faria e Francisco Cambim.

Mas a maior revelação do dia foi a presença na final do surfista local João André. Este surfista tem estado em grande progressão no último ano e na semana que passou venceu a primeira etapa do Rip Curl Grom Search. Na final não conseguiu melhor do que o quarto lugar mas se continuar a “crescer” desta maneira poderá ser um grande representante do Porto no circuito nacional.

João Kopke foi outro surfista que esteve em grande forma ao longo do evento mas na final não conseguiu melhor do que o terceiro lugar. Já Miguel Blanco, que tinha derrotado Francisco Alves no Sumol Porto Pro, segunda etapa da Liga MOCHE, acabou num digno segundo lugar uma vez que Francisco estava imparável e arrecadou este título pelo segundo ano consecutivo.

Na prova feminina a campeã em título, Carina Duarte, acabou por ser derrotada por outra surfista da Ericeira, Ana Sarmento. Ana esteve “semi-reformada” do surf de competição durante algum tempo mas recuperou o gosto pelos campeonatos e provou nesta etapa que é uma das melhores surfistas do país. Carina acabou em segundo lugar, com Camila Kemp em terceiro e Constança Coutinho em quarto. Assim terminou o MOCHE Pro Junior mas a Praia Internacional ainda vai receber muita acção amanhã pois é aí que se vai realizar a derradeira etapa de qualificação do Rip Curl Grom Search!

Comentários

Os comentários estão fechados.