Com apenas três heats por realizar, duas meias finais e a final, a organização e atletas em prova reuniram-se pelas 11 da manhã para decidir o desfecho desta etapa. O mar continuava gigante, mas o vento tinha baixado e as ondas apesar de quebrarem muito longe da praia e mostravam algum potencial quando formavam de novo mais perto da praia.
Sem grandes opções e com poucos adiamentos pelo meio, a primeira meia final foi para a água em algumas das condições mais difíceis dos últimos anos na Liga. Por se ter sagrado campeão da Liga nos últimos dois anos havia algum favoritismo para Vasco Ribeiro mas Francisco Alves tinha algo a dizer sobre o resultado final. As suas “armas” eram o conhecimento deste pico que já se tinha formado há alguns meses e um backside attack muito afiado. Francisco foi amealhando pontos ao longo do heat no meio das reformas e Vasco Ribeiro simplesmente não encontrou ondas para responder, ficando pelo 3º lugar.
No heat seguinte Frederico Morais impôs outro ritmo sobre João Guedes, vencendo com alguma diferença para o surfista do Porto. Guedes ainda tentou responder, mas não conseguiu terminar bem as suas duas melhores ondas e também acabou a etapa no terceiro lugar. Mesmo assim João provou que está de volta aos grandes resultados e começa assim o ano no top4.
Meia hora depois a final começou a final e mesmo com a maré um pouco mais cheia, as condições continuavam muito semelhantes às meias finais. Francisco Alves mostrou grande sintonia com as ondas desde o início, apesar de Frederico se ter mostrado bastante activo. Com algumas fortes batidas de backside e um longo floater, “Xico” juntou duas notas de 7 ponto para “combinar” o seu adversário. Morais tentou a sua sorte em algumas ondas e a cinco minutos do fim fez uma onda boa o suficiente para sair da combinação e voltar ao heat, ficando a precisar de oito pontos. Entretanto Francisco usou a prioridade que tinha numa onda que lhe pareceu boa e deixou o line up para Morais, que mesmo assim não conseguiu descobrir a onda vencedora.
Francisco Alves saiu da água como vencedor de uma etapa da Liga Moche pela primeira vez na sua carreira, para delírio da população local. Depois de muitos anos de ausência a Caparica recebeu uma etapa e o coroou um vencedor local! Parabéns Francisco, o novo líder da LIGA MOCHE!
Comentários