Começou hoje a prova de surf mais importante para surfistas com 20 anos ou menos, o World Junior Championships, que se realizou em San Diego, Califórnia, EUA.

A prova começou com boas condições na prova masculina, onde se viu muito bom surf da parte de Jackson Bunch, Cauã Costa, Taro Watanabe e Kauli Vast.

Quando a prova feminina entrou na água o forte vento on-shore já tinha prejudicado muito as condições, apesar de ainda haver ondas com algum potencial. O grande destaque da primeira fase foi a canadiana Erin Brooks, que mandou uma das grandes favoritas à vitória, Luana Silva, para a repescagem. Também Alyssa Spencer, Sawyer Lindblad, Sol Aguirre, Aelan Vaast e Ellie Harrison surfaram acima da média e venceram os seus heats.

Francisca Veselko, a única representante lusa neste evento, estava no último heat da fase contra Sara Wakita e Ella McCaffrey. Kika começou com a melhor nota da prova feminina, um 7.67, graças a uma esquerda muito bem surfada com várias rasgadas e duas batidas em secções críticas. Pouco depois agarrou a liderança com uma nota de 2 pontos, melhorando a sua posição com duas manobras fortes de backside para receber 3.83 pontos. Nos minutos finais Veselko disparou na liderança com mais uma onda de set muito bem surfada, acabando com a melhor média da fase, 13.67, e uma vitória destacada.

A sua prestação dominante garantiu-lhe uma vaga no round 3, ficando assim um passo mais perto do título mundial. Acompanha a evolução desta prova em directo AQUI!

Comentários