16 dos melhores surfistas do mundo voltaram à acção depois da maior paragem da história recente do surf competitivo, no Michelob ULTRA Pure Gold Rumble At The Ranch, um special event desenvolvido pela WSL e realizado na Wave Pool de Kelly Slater. Presentes estavam 3 surfistas brasileiros, 9 norte-americanos do continente, 3 havaianos e um japonês.
O formato era simples, cada equipa tinha dois surfistas, um homem e uma mulher, cada equipa surfava duas esquerdas e duas direitas com uma nota a contar para cada um, independentemente do lado. A prova começava nos quartos de final, defrontado duas equipas de cada vez, até chegaram à final. Houve várias disputas muito equilibradas na primeira fase, com destaque para o último quarto de final que defrontava Griffin Colapinto e Lakey Peterson contra Kanoa Igarashi e Tatiana Weston-Webb. Kanoa e “Tati” foram um pouco melhores e seguiram em frente numa fase que também viu a dupla Carissa Moore e Seth Moniz a serem eliminados.
Nas meias finais Filipe Toledo e Coco Ho simplesmente destruíram o “fundador” deste pico, Kelly Slater, e Sage Erickson. Slater tinha acompanhado a sua companheira de equipa durante a semana de treinos, mostrando-lhe as “manhas” desta onda, mas no final foi o 11x campeão do mundo que não conseguiu melhor que uma nota de 3.5 pontos nesta ronda. Do outro lado da grelha um inspirado Adriano de Souza pontuava alto nas direitas, tal como a sua companheira de equipa, Caroline Marks. Mas Kanoa conseguiu superar a nota do campeão mundial de 2015, enquanto que Tatiana fez uma nota semelhante à de Caroline, avançando ambos para a final.
O derradeiro heat foi o melhor de todas as 4 horas de prova. Tatiana Weston-Webb surfou melhor que Coco Ho mas Filipe Toledo compensou, depois de ter caído nas duas primeiras ondas, com uma direita com uma secção final incrivelmente bem surfada, recebendo 9.67 pontos e a vitória para a sua equipa. Depois de dois segundos lugares nas provas a contar para o Championship Tour, ambas contra Gabriel Medina, Toledo finalmente vence este grande desafio e posiciona-se como o “homem a abater” no tour de 2021.
Comentários