António Dantas (Open), Raquel Bento (Feminino) e Francisco Freitas (Sub 18) são os grandes vencedores da Tudor Longboard Classic by Marcolino, a terceira etapa do circuito nacional de Longboard, que se realizou este fim-de-semana, 5 e 6 de outubro, na Praia de Matosinhos.
A Tudor Longboard Classic by Marcolino foi um evento inscrito no cartaz da 10.ª edição do Porto&Matosinhos Wave Series, uma das iniciativas com maior relevo no calendário dos desportos de ondas na região Norte do país, organizada pela Onda Pura Surf Center em colaboração com as câmaras municipais do Porto e de Matosinhos, com o apoio da Federação Portuguesa de Surf.
Um total de 40 atletas de 11 clubes nacionais marcaram presença nas praias da Frente Atlântica para disputar esta etapa, na luta pelo título nacional de Longboard. A competição arrancou no sábado de manhã, com algum atraso motivado pelo denso nevoeiro, dificuldade ultrapassada com a instalação do palanque de juízes junto à linha de mar que permitiu a realização de todas as baterias previstas. Num primeiro dia de condições difíceis, com vento e chuva, foi notório o domínio de António Dantas, que foi eliminando os seus competidores com ondas que alcançaram pontuações na ordem dos 8 pontos. Raquel Bento também esteve em destaque desde o primeiro dia, levando a melhor sobre as restantes competidoras e chegando à final feminina e às meias-finais no Open.
No segundo dia, domingo, com boas ondas, Francisco Freitas liderou a final de Sub 18, com uma pontuação de 17,27, deixando as segundas competidoras em combinação. Ainda em Sub 18, o segundo lugar ficou com Kika Califórnia, com um total de 9,67; o terceiro lugar coube a Aurora Dantas (4,44); ficando Beatriz Valente em quarto lugar (3,80). Na final da categoria Feminino, Raquel Bento liderou toda a bateria, com um score final de 15,33, deixando para segunda posição Carolina Mendes, com um 11,03. Em terceiro lugar classificou-se a atleta Aurora Dantas (4,90) e na quarta posição Francisca Taron (4,27).
A expectativa foi constante até ao último momento na final Open Masculino. Foi uma final bastante disputada entre António Dantas e Francisco Freitas, que até ao último minuto disputaram o primeiro lugar que acabou por ser conquistado por António Dantas com uma onda de back-up de 7,77, que lhe conferiu um score final de 16,77, vencendo pela terceira vez este ano e mantendo-se na liderança deste circuito. Francisco Freitas ficou em segundo lugar, com um score de 15,33; Frederico Carrilho na terceira posição com 14,23; e Lipe Ferreira em quarto, com um score de 11,00.
“Foi uma competição bastante disputada, como era esperado, com os melhores longboarders nacionais a mostrarem o seu melhor surf. Um agradecimento especial à equipa técnica pelo excelente trabalho em condições difíceis e aos nossos parceiros e às câmaras municipais de Matosinhos e do Porto, bem aos sponsors oficiais desta prova, a Tudor e a Marcolino. A 10.ª edição do Porto&Matosinhos Wave Series encerra no próximo fim-de-semana, com o Campeonato Nacional de Surf Esperanças Sub 12”, salienta Marcelo Martins, responsável pela organização do Porto&Matosinhos Wave Series.
O Porto&Matosinhos Wave Series conhece este ano a sua 10.ª edição, sendo organizado pela Onda Pura Surf Center com a colaboração das câmaras municipais do Porto e de Matosinhos e o apoio técnico da Federação Portuguesa de Surf, da Associação Nacional de Surfistas e da Associação Onda do Norte. Para além do apoio da Junta de Freguesia de Matosinhos e Leça da Palmeira, esta prova em particular contou com o patrocínio oficial da Tudor e da Relojoaria Marcolino, para além dos apoios da Gold Energy, 58 Surf, Ramirez, Solinca, Super Bock Sky, MEO e Hospital de Santa Maria – Porto, assim como os media partners SurfTotal, Beachcam e Onfiresurfmag.com.
Comentários