Foi ontem que arrancou a primeira etapa do circuito Pro Junior europeu e, como não poderia deixar de ser, a presença nacional fez sentir, não só em número como em qualidade!
Boas condições e ondas de um metro sólido em Royan receberam alguns dos melhores juniores europeu, e durante este primeiro dia realizaram-se os dois primeiros rounds do circuito que irá encontrar o melhor surfista júnior do velho continente.
E logo no primeiro heat do dia, do campeonato e do circuito estava a presença de um português, o alentejano André Faria que não teve qualquer dificuldade em se classificar para o round 2 e onde estariam os restantas portugueses.
Umas boas horas mais tarde, dava-se início ao round 2 e entrava na água novamente André Faria. A este juntava-se Vasco Ribeiro, assim como Pablo Gonçalves e Titouan Deffarges, e, infelizmente, aconteceria aqui a primeira e, felizmente, única, baixa da armada nacional. Se Vasco Ribeiro dizimou a competiçao, já Faria batalhou pelo segundo lugar do heat para conseguir acesso ao round 3 mas acabaria por ser Pablo Gonçalves o segundo melhor do heat.
Diogo Appleton entrou de seguida classificando-se para o round 3 atrás de Elliot Navarra, e dois heat mais tarde seria a vez de Francisco Alves, ainda a recuperar da lesão, garantir a presença no round seguinte (atrás de William Aliotti).
João Kopke garantiu o primeiro lugar no heat 5, Miguel Blanco garantiu o segundo lugar no heat seguinte, e, no heat 15, Tomás Fernandes empatava com Ian Fontaine mas acabaria por passar em primeiro por ter a melhor nota das duas que contavam para o seu score final.
Terminava assim o dia e a prestação nacional que teve apenas uma baixa, antevendo-se uma competição que poderá trazer grandes resultados para Portugal. Força!!!
Entretanto a competição já recomeçou hoje, sexta-feira, e a armada portuguesa continua a fazer estragos. Vasco Ribeiro dizimou novamente a concorrência no heat 1, e Francisco Alves não se deixou ficar atrás, passando com Vasco para o round 4.
Diogo Appleton entrou no heat seguinte e, infelizmente, foi a segunda queda no império nacional. João Kopke certificou-se que havia mais uma bandeira nacional no round 4 dizimando todos pelo caminho, caminho esse que foi seguido por Miguel Blanco que, numa luta muito renhida com Tom Bellevergue e Arthur Lasse, garantiu o primeiro lugar.
Infelizmente, no final da manhã, Tomás Fernandes perdia, em terceiro, para os irmãos Cloarec, Tom e Nelson, aumentando assim o número de baixas para três.
Neste momento estão as girlz na água e presentes estão Carina Duarte e Keshia Eyre, no heat 2 e 3, respectivamente. Força!!!
Comentários