O ano de 2013 poderá entrar na história como a época em que o nosso país teve o maior domínio de sempre no circuito Pro Junior Europeu. Ao longo dos cerca de 15 anos de história deste circuito vários portugueses já conseguiram bons resultados, mas por norma apenas temos um ou dois atletas a “dar cartas” ao mesmo tempo.
Este ano tem tudo para ser diferente, mesmo com as ausências de Frederico Morais e Zé Ferreira que acabaram as suas carreiras Pro-Junior em 2012. Em 2013, além de Vasco Ribeiro, temos mais alguns nomes fortíssimos a representar a bandeira portuguesa como Miguel Blanco, Francisco Alves, Tomás Fernandes e João Kopke na linha da frente e ainda Diogo Appleton, André Faria, entre outros, que os seguem de perto. Além disso no feminino temos a Ericeirense Carina Duarte que poderá fazer grandes estragos.
No entanto, neste terceiro dia de prova, os surfistas franceses acabaram por “passar a perna” aos portugueses, vencendo mais na parte táctica do que “surfistica”. Quatro portugueses estavam espalhados pelos dois primeiros heats dos quartos de final, Vasco estava no primeiro contra três franceses e Miguel Blanco, Francisco Alves e João Kopke estava no segundo contra um francês.
As ondas tinha meio metro e quebravam principalmente para a direita, funcionando como um mini point break, condições perfeitas para fazer marcações. Vasco Ribeiro foi bastante selectivo mas fez a sua primeira onda contar. Onde os outros estavam a dar batidas Ribeiro deu um grande snap na primeira secção, seguido de algumas batidas, floaters e um reentry no fim para receber a nota de 7.83. A meio do heat conseguiu fazer um back up de 4.5 e ficou com o primeiro lugar, mas os seus adversários, principalmente Diego Mignot e William Aliotti, controlavam o pico e não lhe deram espaço nenhum para fazer um back up melhor. No fim entrou um set e todos apanharam ondas boas menos o português e Mignot fez a melhor onda do heat e passou para o primeiro lugar. A partir daí esse surfista passou a marcar o português, deixando o caminho aberto para Aliotti virar o heat, que foi o que acabou por acontecer, Com algumas batidas William roubou o segundo lugar a Vasco que, no tempo que sobrava, não conseguiu dar a volta ao resultado acabando por ser eliminado.
Esperava-se que os portugueses tratassem do surfista francês, que estava no heat seguinte, da mesma maneira, mas não foi o que aconteceu. A liderança alternou entre Francisco Alves e João Kopke e a diferença entre estes dois foi que o primeiro conseguiu bater mais no lip enquanto que Kopke tentou compensar atirando muita água para o ar em batidas menos criticas. Também Miguel Blanco, apesar de ter apanhado menos ondas, esteve em segundo lugar muito perto do fim. A certa altura Alves disparou na liderança com duas notas sólidas mas infelizmente, os nossos surfistas não se coordenaram o suficiente para conseguirem “tomar conta” do francês Nomme Mignot. Perto do fim, este surfista arriscou tudo num aéreos reverse com rotação quase toda no ar e conseguiu passar para o segundo lugar, deixando assim de fora Kopke e Blanco.
Mas Francisco Alves não foi o único qualificado para as meias finais do Soöruz Pro Junior Royan Atlantique. Carina Duarte, na prova feminina, brilhou mais uma vez e manteve-se em prova, garantindo assim uma vaga nas meias finais Acompanha estes dois portugueses em directo amanhã pela manhã, neste link!
Sooruz pro junior royan 2013 Report : day3 por sooruzwebteam
Comentários