Com a quantidade de surfistas franceses em prova no último dia de prova do Soöruz Pro Junior Royan Atlantique, 13 dos 16, era quase certo que as vitórias ficassem em casa e foi o que aconteceu. Entre as categorias masculina e feminina apenas três atletas “estrangeiros” amaçavam roubar a festa, dois portugueses e uma basca, mas seria uma batalha perdida.

O campeonato começou com a prova feminina e Carina Duarte começou com a liderança. Mas quando a francesa da Ilha Reunião, Cannelle Bulard, começou a ganhar ritmo não deu grandes hipóteses às suas adversárias e disparou na liderança. Carina manteve-se em segundo até esta posição ser roubada por Kim Veteau. Nos últimos minutos, a precisar de 4.2 Duarte conseguiu apanhar a onda que precisava, saltando para o segundo lugar e assegurando um lugar na primeira final do ano.


Francisco Alves
estava no primeiro heat da prova masculina e abriu bem o heat com algumas pauladas e snaps de backside. Assim liderou grande parte do heat mas esteve sob constante ataque de Nomme Mignot e William Aliotti. Ao longo da bateria Francisco não conseguiu aumentar muito a sua média enquanto que os seus adversários, excepto um “adormecido” Diego Mignot, tanto atacaram que o conseguiram passar e não lhe deram grandes hipóteses de responder. Mesmo assim este é um resultado sólido para o surfista da Caparica, que está a ter o melhor ano da sua carreira.

Na final feminina Cannelle Bulard parecia ter o heat ganho com as suas duas primeiras ondas mas acabou por ser surpreendida por Johanne Defay que foi mais consistente e venceu. Carina Duarte não conseguiu encontrar-se com as melhores ondas e ficou em quarto, mas está de parabéns por ter chegado à final.

Já a final masculina foi vencida por Tom Cloarec, um “perigoso” surfista francês que assim se torna candidato ao título. Esta foi a primeira de seis etapas do Pro-Junior. As quatro primeiras serão as menos importantes pois são apenas de uma estrela enquanto que a duas últimas distribuem o dobro e o triplo dos pontos e são essenciais para a disputa pelo título. A segunda etapa será já Gijon Pro Junior, entre 1 e 4 de Agosto, em Gijon, Espanha.

(Uma “longa metragem” do último dia de prova)


Sooruz pro junior royan 2013 day 4 por sooruzwebteam

 

Comentários

Os comentários estão fechados.