Nome: Carlos Munoz
Idade: 28
Local: Playa Hermosa, Costa Rica
Patrocínios: Scotiabank Costa Rica, T.Patterson Surfboards
Número de seguidores no instagram – 96.6k (@munozcali)
Resultados em 2020/21: 5º lugar MEO Vissla Pro Ericeira, 5º lugar Quiksilver Pro France, 37º lugar US Open

“Carlitos” Munoz é uma espécie de Tiago Pires da Costa Rica, o primeiro surfista local a ser reconhecido internacionalmente. Depois de uma boa carreira júnior, onde conquistou alguns resultados fortes fora do seu país, Munoz ganhou alguma notoriedade como team rider de destaque da Volcom, equipa onde esteve durante muitos anos. Compete a full time no circuito QS desde 2012, mostrando grande promessa desde o início. Entretanto os anos foram passando e qualificação parecia estar a afastar-se enquanto outros nomes do seu país, começaram a dar cartas, acabando por também quebrar o rendimento.

2021 não parecia estar a favor de Carlos, que teve como destaque do primeiros semestre a sua quase presença nos Jogos Olímpicos, tendo “herdado” a vaga de Frederico Morais mas, por pouco, não chegou a tempo de surfar o seu heat. Depois de ter perdido cedo na etapa CS do US Open, fez dois bons campeonatos de seguida em Portugal e França, colocando-se ao alcance do CT com dois 5ºs lugares. Quando perdeu de primeira em Haleiwa parecia que, mais uma vez, o sonho tinha passado ao lado pois previa-se um “cut” final bastante acima dos pontos que tinha amealhado. Mas o que é certo é que poucos dos que estavam fora da qualificação conseguiram furar, e este talento surfista da Costa Rica conseguiu ficar com a última vaga.

O que se deve esperar em 2022?

Em 2014, quando competiu pela primeira e única vez numa etapa do CT, em Trestles, fez boa figura no round 1, batendo inclusivamente Gabriel Medina. Mas os anos passaram e a sua oportunidade de fazer estragos na elite do surf mundial já é mais limitada. Tem alguma experiência em Pipeline e em Sunset, e um bom arranque poderá segurá-lo no seu primeiro ano, mas não será tarefa fácil.

 

Comentários

Os comentários estão fechados.