O circuito de qualificação de 2018 chegou ao fim e o Championship Tour da WSL de 2019 já tem quase todos os seus integrantes confirmados. Fica a conhecer os novos surfistas do mais importante circuito de surf do mundo!

Nome: Peterson Crisanto
Idade: 26
Local: Matinhos, Brasil
Patrocínios: Apolar Imóveis, Farms Surf Co, Tecnotubos, 30 pés, Surfview.

 

 

Resultados em 2018: 1º lugar Ballito Pro (QS 10.000), 9º lugar Vans US Open of Surfing (QS 10.000), 5º lugar Vissla Sidney Surf Pro (QS 6.000), 17º Hawaiian Pro (QS 10.000), 25º lugar Vans World Cup of Surfing (QS 10.000)

Peterson começou a sua carreira profissional com a “chave de ouro”, sendo reconhecido pela Billabong desde muito cedo, o que lhe deu acesso a um mundo de oportunidades que incluíram um wildcard para o CT do Brasil e acesso a quase as mesmas regalias que o A- Team da marca. Apesar de ter tirado bons resultados ao longo dos tempos o que é certo é que a sua relação com o seu patrocinador começou a deteriorar-se, acabando por ser cortado da equipa algures entre o fim de 2014 e início de 2015. Aí Crisanto fez algo que é raro entre os competidores na sua circunstância, esteve dois anos sem participar em qualquer etapa do circuito QS, e isso inclui as provas no seu país. Poucos ficariam espantado se este talentoso surfista acabasse por desaparecer para sempre do cenário competitivo mundial, como aconteceu com o bicampeão mundial júnior Pablo Paulino e, uns anos antes, uma das maiores bombinhas do Brasil, Marcondes Rocha, mas Crisanto tinha outros planos. Não perdeu o foco e em 2017 fez o seu regresso com mais surf e maturidade, terminando em 5º e 1º lugares nas duas primeiras etapas em que participou e assim conquistando um lugar no top100.

Em 2018 Peterson veio com tudo e quando venceu a etapa de Ballito do QS e fez 9º lugar logo de seguida no US Open ficou praticamente garantido no Championship Tour de 2019. A partir daí a sua vida tornou-se mais simples e mesmo tendo participado em menos etapas QS que qualquer outro novo qualifier no tour os seus bons resultados na Triple Crown foram apenas a cereja no topo do bolo para terminar no top5 do circuito.

O que se deve esperar de Peterson Crisanto em 2019?
Bons resultados nos point breaks de direita que lhe permitem fazer o seu surf explosivo e também em beach breaks e na prova da piscina de ondas. Deve esperar-se menos em esquerdas tubulares mas são tão poucas e não o devem prejudicar nas contas finais. É provável que comece bem o ano e que termine dentro do top22.

 

Comentários

Os comentários estão fechados.