Chegou ao fim o Vissla World Junior Surfing Championship, prova realizada em Huntington Beach na Califórnia. Em prova neste último dia, estava ainda um português, Afonso Antunes.

O filho do 3x campeão nacional foi o grande destaque da nossa selecção, tendo conseguido a qualificação para a final do evento principal. Afonso foi quem melhor começou a bateria que garantia dois lugares na finalíssima, arrancando na frente com notas de 6.33 e 5.93. Infelizmente os seus adversários foram crescendo ao longo do heat e acabaram por o superar e, por uma diferença muito pequena, Antunes foi parar à final da repescagem. Aí, horas mais tarde, o português novamente mostrou muito surf mas, mesmo sendo bastante selectivo, as ondas que apanhou não tinham as secções verticais que precisava para fazer notas altas e acabou eliminado da prova. Mesmo assim terminou num incrível 6º lugar, uma posição de que se pode orgulhar muito. Curiosamente foi exactamente na mesma posição que o seu pai terminou num evento semelhante em 1994, o ISA World Amateur Championship realizado na Barra da Tijuca, Brasil. Na época esse foi o primeiro grande resultado internacional de um surfista numa prova internacional, apesar de ter sido na categoria Open. Desde aí já houve outros grandes resultados dos nossos surfistas nesta prova, de onde se destaque os 2ºs lugares de Tiago Pires (1998) e Vasco Ribeiro (2011, e 3º em 2012) na categoria júnior, mas era algo que não acontecia há vários anos, o que acrescenta valor ao feito deste surfista.

As vitórias nas categorias foram para o Japão, com o triunfo de Keanu Kamiyama nos sub18 masculinos, Austrália, que viu Grayson Hinrichs vencer nos sub16, EUA, que levou a categoria de sub16 feminina Caitlin Simmers e Alemanha que teve Rachel Presti  a vencer nos sub18 e. Mesmo com a vantagem local a equipa norte-americana não conseguiu o título por selecções, que ficou nas mãos da equipa japonesa. Portugal acabou em 10º lugar, uma posição abaixo do que se esperava, depois de ter disputado o título no passado, mas muito respeitável e seguramente um ponto de partida para se trabalhar e voltar a alcançar resultados mais altos.

 

Comentários

Os comentários estão fechados.