No entanto, recentemente, parece estar a tornar-se cada vez mais curta e ilusiva. O facto de Portugal ter um mercado reduzido, a crise ter  modificado os hábitos de consumo, que se tornaram mais moderados, e as novas filosofias da parte das maiores marcas, que procuram patrocinar muito menos (mas melhor) tem sido “fatal” para muitos dos melhores surfistas do nosso país. E, para cada caso de sucesso, como foi o exemplo de Miguel Blanco que no ano passado conseguiu fazer a sua carreira “renascer das cinzas”, talvez 5 passam a fazer parte do “team no sponsor”..

A ONFIRE fez um apanhado de alguns dos melhores surfistas do país correntemente sem patrocínio principal…

Guilherme Fonseca
Foi durante uma prova do ISA World Surfing Games que reparamos que Guilherme Fonseca depois de muitos anos na Rip Curl não estava a usar autocolantes. Curiosamente foi nessa etapa que conseguiu um dos resultados mais expressivos da sua carreira, um 7º lugar na categoria Open. Este ano Fonseca tem conseguido manter o “momentum” mas é provável que não consiga cumprir os seus objectivos se a sua situação não se alterar.
Último main sponsor:
Rip Curl até meio de 2016.

Guilherne Fonseca - Photo by Pedro Mestre/Liga MEO Surf

Guilherne Fonseca – Photo by Pedro Mestre/Liga MEO Surf

António Silva
Lembram-se quando dissemos que ser surfista de ondas grandes significa não ser bem remunerado? Cedo na sua carreira “Tony” teve bons patrocínios, seguido de alguns anos sem apoios, tendo voltado a estar bem patrocinado novamente com a marca …Lost e mais tarde a DC Shoes. O destino não lhe foi favorável já que a Quiksilver (como grupo) fez um down sizing e o team a de surf da DC acabou. Desde aí o surfista da Praia Grande tem tido alguns patrocínios mais pequenos, mas nada que faça justiça ao seu valor.
Último main sponsor:
DC Shoes (100%) em 2013.

Antonio-Silva-Exposure

António Silva – Photo by Pedro Mestre/PW

Carol Henrique
Chegou a Portugal algum tempo depois do seu irmão, Pedro, mas o seu sucesso não foi imediato. No entanto, gradualmente, foi fazendo as suas conquistas. Destaca-se o título nacional de 2016, a primeira vitória lusa numa etapa QS feminino e várias participações sólidas na selecção lusa. Infelizmente ainda não “arrumou” qualquer patrocínio digno de aparecer no bico da sua prancha.
Último main sponsor:
Carol não tem patrocinador principal pelo menos desde 2013…

carol-henrique-exposure

Carol Henrique – Photo by Pedro Mestre/Liga MEO Surf

Ruben Gonzalez
Ruben fez uma das mais longas e impressionantes carreiras do surf português, tendo passado por grandes marcas como a Gotcha, Rip Curl e Billabong. A sua última “casa” foi a Billabong, e a parceria durou mais de 10 anos. Durante essa fase Ruben ganhou 4 títulos nacionais entre outros grandes resultados mas, apesar de ainda dar cartas na Liga MEO Surf, está pela primeira vez na sua carreira sem patrocínios.
Último main sponsor:
Billabong até ao fim de 2015.

ruben-gonzalez

Ruben Gonzalez – Photo by Pedro Mestre/Liga MEO Surf

Menção Honrosa
João Kopke
João está a caminho de ter o ano mais mediático da sua vida, graças a alguns projectos que serão divulgados em breve. Além disso continua entre os melhores do país a nível competitivo mas nem esse “combo” muito especial lhe permitiu manter o seu patrocínio de vários anos. Apesar de ter estar com alguns patrocínios, Kopke cada vez aposta mais em marcas fora da indústria.
Último main sponsor:
O’Neill até ao início de 2017.

Para ter uma lista completa teríamos de incluir Marlon Lipke, Carina Duarte, Ivo Cação e muito outros surfistas de norte a sul do país que se encontram actualmente sem apoios para concretizar os seus objectivos…

Mais artigos “À Porta do Olimpo” brevemente AQUI!

Comentários

Os comentários estão fechados.