Os novos (ou regressados) surfistas do World Championship Tour de 2015 em análise.

Nome: Ítalo Ferreira
Idade: 20
Local: Baía Formosa, Brasil
Patrocínios: Oakley, FCS
Resultados em 2014: 3º lugar O’Neill SP Prime, 3º lugar Los Cabos Open of Surf (6 estrelas), 5º lugar Cascais Billabong Pro (Prime), 5º lugar Sata Azores Pro (Prime),  5º Oceano Santa Catarina Pro (6 estrelas)

Ítalo Ferreira foi a grande surpresa do circuito de qualificação em 2014. Em 2013 o surfista do Guarujá competiu apenas em algumas etapas, terminando na 222ª posição do ranking. Este ano “Italot” (eat-a-lot) atirou-se de cabeça e conseguiu o incrível feito de se qualificar para as etapas Prime da segunda metade do ano, onde garantiu a qualificação com ajuda de algumas fases finais nos “star events”.

Ferreira chegou ao Havai como um de apenas três novatos garantidos no WCT de 2015 e “pelo caminho” ainda conseguiu ser vice-campeão mundial de juniores, perdendo apenas para Vasco Ribeiro. Já lá vão vários anos desde que algum surfista se qualificou em apenas um ano e mais ainda desde que um nome tão pouco conhecido, fora do Brasil, se junta à elite.

“À distância”, Ítalo parecia ser apenas um “expert” em manobras aéreas mas este ano mostrou um repertório surpreendente. Este surfista parece pertencer mais à “escola” de Adriano de Souza e Jadson André do que à geração da sua faixa etária (Medina, Pupo e cia), mas esse facto não faz dele menos perigoso para os seus adversários.

O que se deve esperar em 2015?

Falta de experiência poderá ser o seu maior problema, quer no formato e critério do WCT, quer nas localizações dos eventos. Mas o facto de ter apenas 20 anos significa que tem uma grande margem de progressão pela frente caso esteja disposto a absorver as lições do tour e, até lá, se garanta pelo circuito de qualificação. No entanto poderá surpreender qualquer adversário que o subestime, principalmente quando conseguir dar uso ao seu backside vertical e “arsenal” de manobras progressivas!

 

Comentários

2 comentários a “WCT 2015 | Ítalo Ferreira | New on Tour”

  1. Malta, o Ítalo Ferreira é da Baía Formosa (Estado de Rio Grande do Norte).