O Swatch Girls Pro France começa a ser um evento com tradição na Europa e para não quebrar a tradição duas surfistas muito jovens dominaram o campeonato.

A norte-americana Courtney Conlogue tem tido uma ascensão incrível no surf profissional e apesar de estar a disputar o título mundial não deixou de competir nesta etapa em que era a campeã em título.

Como principal adversária Conlogue tinha a havaiana, também do WWCT, Malia Manuel, mas o estranho seeding desta prova fez com que as duas se encontrassem nas meias finais e não na final. O factor sorte era bastante relevante pois as ondas estavam com cerca de um metro, mas um pouco irregulares, fazendo com que a escolha de ondas fosse tão importante, ou mais, que o surf.

E ninguém esteve em maior sintonia com as ondas que Courtney pois acabou por conseguir “arrancar” mais um pouco delas do que todas as suas adversárias, incluindo Malia.

Na final a campeã em título encontrou uma adversária muito perigosa, Johanne Defay, que tinha acabado de derrotar a australiana Nikki Van Dijk na final júnior com uma média altíssima. Defay tinha também acabado de roubar o título Pro-Junior europeu das mãos da sua amiga Canelle Boullard, mantendo o título na Ilha Reunião.

Johanne foi quem começou melhor a final, com uma onda na casa dos 7 pontos mas Courtney mostrou surf de WWCT e foi melhorando a cada onda, tendo mesmo conseguido uma nota de 9.6 na terceira. Assim Defay ficou a precisar de uma conbinação que ainda acabaria por aumentar quando a sua adversária marcou um 8.87, acabando assim com a média de 18.47 e uma merecida vitória.

Mesmo assim Johanne subiu bastante no ranking e agora encontra-se dentro da “bolha da qualificação” com fortes possibilidades de fazer parte do WWCT em 2014. A melhor portuguesa neste ranking é Carina Duarte, que neste momento se encontra na 50º posição graças ao seu bom resultado nesta etapa!

Comentários

Os comentários estão fechados.