O terceiro dia do Surf City El Salvador ISA World Surfing Games já está na água e, mais uma vez, as ondas apresentam muita qualidade em ambos os spots do evento.

O nível de surf apresentado pela maioria dos competidores tem sido altíssimo, com momentos dignos do Championship Tour da WSL. Mas, tirando isso, não tem sido um evento desprovido de problemas. Segundo o website da Stab alguns competidores testaram positivo para Covid-19 e foram colocados em quarentena. Ao contrário do que se passou com a WSL na Austrália, a ISA não tem capacidade de criar uma “bolha” com os seus competidores e era previsível que alguns ficassem fora do evento. Felizmente trata-se de uma minoria.

Mas o que realmente tem dado que falar é algo inteiramente diferente. É bem sabido que muitos tops do CT que já estavam qualificados para os Jogos Olímpicos preferiam ir para casa descansar depois da longa perna australiana mas, para manterem as suas vagas, foram obrigados a marcar presença neste evento, além de o terem feito na prova do Japão em 2019. E presença marcaram, mas não ficaram até ao fim! Gabriel Medina, Carissa Moore, Caroline Marks e Tatiana Weston-Webb dominaram os seus heats do round 1 e simplesmente faltaram aos do round 2.

As suas redes sociais, normalmente super activas com stories, estão silenciosas mas, após melhor investigação, é visível que alguns deles já estão nos seus respectivos países, e não fazem tenções de disputar as fases de repescagem. Esta “posição de força” deixa a ISA sem grande margem de manobra para tentar punir os surfistas que estavam obrigados a participar e prestigiar este evento, uma norma que teve o efeito oposto ao que se esperava.

Mas nem todos os qualificados aderiram a esta “debandada”. De facto a maior parte ficou, como se confirma com a presença de Julian Wilson, Owen Wright, Sally Fitzgibbons, Stephanie Gilmore, Kanoa Igarashi, Jeremy Flores, Michael Bourez, Frederico Morais e Leonardo Fioravanti.

E algo nos diz que ainda haverá mais capítulos nesta saga dramática em El Salvador. Mais novidades em breve…

Comentários

Os comentários estão fechados.