É comum dizer-se que a Nazaré “não é para meninos”, fazendo alusão ao tipo de surfista que pode arriscar entrar no mar a partir de certo tamanho. De facto a Nazaré tem algumas das maiores e mais perigosas ondas do mundo, e só deve ser surfada por pessoas muito experientes.
No que toca a surfar ondas grandes a brasileira Maya Gabeira não é nenhuma “menina” mas sim uma grande senhora que não fica atrás de muitos dos melhores big wave riders do mundo. Talvez por isso ande sempre a viajar com o primeiro campeão mundial de “big waves”, Carlos Burle, pois ambos andam constantemente pelo mundo a surfar ondas gigantes “a serviço” da marca que os patrocina, a Red Bull.
Como já é bem sabido, Maya, Carlos e ainda outros surfistas como Felipe Cesarano “Gordo”, Garrett McNamara entre outros estão por cá há vários dias a apanhar ondas grandes. Também já se sabia há vários dias que hoje, dia 28 de Outubro, iria entrar uma ondulação gigante e a Nazaré iria recebê-la como se espera.
A sessão começou hoje cedo e pouco tempo depois aconteceu um acidente precisamente com Maya Gabeira, que poderia ter tido uma finalização trágica. Gabeira apanhou uma onda enorme mas não conseguiu sair dela e foi arrastada debaixo de água até terra. Muito rapidamente foi socorrida tendo inclusivamente sido reanimada. Pouco depois foi levada para o hospital apenas por precaução e já se encontra fora de perigo.
Entretanto a sessão continua, podes acompanhar em directo AQUI!
Comentários