Foi há três meses que a revista Stab revelou uma série de novidades, onde se incluía a nova política da “nova ASP”. À caça de um novo “major sponsor” para o circuito a ASP, brevemente WSL, decidiu salvaguardar a posição deste potencial novo player no circuito, retirando parte da visibilidade da sua concorrência. Tudo apontava para a entrada da Monster Energy mas uma grande fatia dos “front runners” do tour usam Red Bull no chapéu, e foi isso que acabou por ser “banido”.
Mas claro, os contratos mais antigos que esta medida teriam de ser respeitados e assim a ASP definiu uma multa de 50k USD a quem usar “chapéu não autorizado” no podium, excepto se o contrato fosse anterior a esta medida. E segundo o que Jordy Smith revelou recentemente à revista Stab, este pormenor foi testado no fim de semana passado, quando o sul africano venceu a etapa de Lower Trestles.
Jordy foi carregado em ombros desde a água até ao podium, já de chapéu e lata Red Bull na mão. Mas pouco antes de subir para receber o seu prémio foi avisado por um oficial da ASP que estava em risco de receber “a” multa. No meio da emoção Smith não tinha toda a certeza se o contrato tinha sido assinado antes ou depois mas tendo em conta o que ganha anualmente da Red Bull e mesmo os bónus por etapa decidiu arriscar, habilitando-se a perder este valor, que seria metade do prémio (100K USD) atribuído ao primeiro lugar.
Segundos antes de subir ao palanque o mesmo oficial avisou-o que estava tudo certo com a sua situação e que já não estaria em risco de levar a dita multa. Tudo terminou bem mas Smith não deixou de revelar que durante a semana as latas de Red Bull que tinha no seu cacifo foram desaparecendo aos poucos. Terá sido uma brincadeira dos seus adversários ou uma tentativa infeliz da ASP de limpar a área para a concorrência?
Podes ler a entrevista compelta de Jordy Smith no website da revista STAB!
Comentários