As vagas para a estreia do surf nos Jogos Olímpicos estão em grande disputa no Surf City El Salvador ISA World Surfing Games, mais especificamente 7 vagas na categoria feminina e 5 na categoria masculina.
Ao fim de poucos dias, quando Miguel Blanco perdeu no seu heat da repescagem, Frederico Morais ficou oficialmente qualificado para Tóquio, já que a única hipótese que tinha de perder a sua vaga era se tanto Miguel como Vasco Ribeiro acabassem no top5 do evento e Frederico perdesse mais cedo. Dois dos três representantes do lado masculino da selecção nacional perderam cedo mas Vasco mantém-se na disputa e poderá juntar-se a Frederico no evento caso termine no top5.
Já no lado feminino Carolina Mendes mostrou potencial de chegar às fases finais mas acabou por ser eliminada no round 6 da repescagem por muito pouco. Entretanto Teresa Bonvalot e Yolanda Hopkins mantinham-se ainda no Main Event da prova, chegando cada vez mais perto da qualificação para os Jogos Olímpicos.
O heat decisivo aconteceu no round 5, num confronto que juntava as duas portuguesas e ainda a japonesa Mahina Maeda e a francesa Pauline Ado. Foi Yolanda Hopkins quem começou melhor, liderando o heat com duas esquerdas com manobras fortes enquanto que a sua companheira de equipa caiu nas primeiras ondas. Mas quando Teresa Bonvalot finalmente apanhou uma onda com potencial encaixou um forte carve, alguns snaps e uma boa finalização para passar de 4º para 1º com uma nota de 7 pontos. Bonvalot ainda melhorou o seu back up e as duas conseguiram segurar as posições de qualificação, garantindo assim as suas vagas nos Jogos Olímpicos.
Notícia em actualização…
Comentários