O Michelob ULTRA Pure Gold Haleiwa Challenger, quarta etapa do circuito Challenger Series da WSL, era a prova que decidia quem entrava no Championship Tour de 2022.
Com tantos pontos disponíveis, a qualificação estava disponível para quase todos os surfistas qualificados para este evento, com a excepção dos wildcards. Antes da prova começar o único “novo” nome no tour era na verdade um regressado, Ezekiel Lau, que com os seus 14.250 pontos já tinha o “passaporte” carimbado para mais uma temporada na elite do surf mundial.
Seguiu-se um surfista quem em 2019 chegou ao Havai bem dentro da bolha da qualificação mas que perdeu ambas as provas no round 1, Jake Marshall, perdendo assim a sua vaga. Mas a sua perseverança falou mais alto, mesmo depois de um ano sem tour de qualificação, o norte-americano voltou em grande e cedo na prova foi dado como garantido no tour. Depois foi a vez de mais dois regressos ao tour, Nat Young (EUA) e Connor O’Leary (Aus), e mais tarde Imaikalani Devault, do Havai, Callum Robson e Liam O’Brien, ambos australianos, e Lucca Mesinas, do Peru.
Para o último dia ainda havia 4 vagas em disputa, e quando começaram as meias finais três delas já tinha sido “capturadas” pela dupla de amigos brasileiros, Samuel Pupo e João Chianca, e pelo aussie Jackson Baker. A última vaga estava ainda mas mãos do surfista da Costa Rica, Carlos Munoz, mas havia ainda um nome que o podia superar, Kalani Ball. Este australiano, que estava em 106 do ranking, precisava de ganhar a prova e, apesar de terem acontecido “milagres” semelhantes ao longo dos anos, Ball, que estava presente nas meias finais, teria que enfrentar vários competidores bem inspirados nas meias finais, e possivelmente um possuído John John Florence na final. Infelizmente, para ele, não conseguiu passar para a final, “oferecendo” assim a vaga ao “Carlitos” Munoz.
Os top32* do CT para 2022:
– Gabriel Medina;
– Filipe Toledo;
– Ítalo Ferreira;
– Conner Coffin;
– Morgan Cibilic;
– Griffin Colapinto;
– Jordy Smith;
– Kanoa Igarashi;
– Yago Dora;
– Frederico Morais;
– John John Florence;
– Jack Robinson;
– Leonardo Fioravanti;
– Deivid Silva;
– Ryan Callinan;
– Ethan Ewing;
– Kelly Slater;
– Jadson André;
– Seth Moniz;
– Miguel Pupo;
– Ezekiel Lau;
– Jake Marshall;
– Imaikalani Devault;
– Connor O’Leary;
– Nat Young;
– Callum Robson;
– Liam O’Brien;
– Lucca Mesinas;
– Samuel Pupo;
– João Chianca;
– Jackson Baker;
– Carlos Munoz;
Além dos 32 qualificados, Owen Wright estará presente no tour com um wildcard para o ano todo.
Comentários