A polémica que deitou a perder o mais icónico evento de surf percorreu meio mundo antes que a WSL fizesse qualquer menção do assunto. Até que hoje, finalmente, a Liga soltou um comunicado oficial sobre o tema.

Ontem, o Departamento de Parques e Recreação da Cidade e município de Honolulu anunciou a aprovação preliminar da licença para o calendário de eventos de inverno 2018/2019. Embora todas as licenças históricas da WSL para o inverno 2018/2019 tenham sido concedidas, incluindo o 2018 Billabong Pipe Masters, a WSL continua desapontada com o facto de o Billabong Pipe Masters 2019 não ter sido concedido. A WSL irá procurar opções alternativas para abrir a temporada no próximo ano.

A WSL continua comprometida com um alcance abrangente de eventos que variam entre Pro-Juniors, QSs e CTs neste próximo inverno. Também estamos empenhados em tentar promover oportunidades para surfistas havaianos e a o economia local através destes eventos, bem como nossos programas de jovens talentos. No melhor interesse do surf, da comunidade e de todas as partes interessadas, a WSL exige mudanças fundamentais no processo de licenças, a fim de determinar quais serão seus futuros planos a partir do inverno de 2019/2020 em diante.

O presidente da Câmara, Kirk Caldwell, reuniu-se ontem com a WSL nos seus escritórios, onde foram realizadas discussões positivas sobre o futuro do processo de licenças, bem como objectivos a médio e longo prazo para o surf no Havai. Em conferência de imprensa de ontem, o presidente da Câmara reconheceu a necessidade de reformular as regras de permissão, apoiar oportunidades competitivas e nutrir jovens, aspirantes a surfistas para defender o lugar do surf como a força vital da cultura e da comunidade havaianas.

A CEO da WSL, Sophie Goldschmidt, disse: “Estamos desapontados por não podermos executar o Billabong Pipe Masters de 2019. No entanto, estamos satisfeitos por o facto de o presidente da Câmara reconhecer que são necessárias mudanças fundamentais para o processo de licenças que beneficiarão o surf havaiano, os surfistas, a comunidade e outras partes interessadas. Nós iremos ajudar, no entanto, podemos durante esse processo e, uma vez que entendamos as mudanças, determinar quais os eventos que podemos investir para levar ao Havai no inverno de 2019 e além. Como afirmado anteriormente, gostaríamos de continuar a trazer nossa grande variedade de eventos para o Havai, mas precisamos planear a longo prazo e receber o suporte local apropriado para ajudar a aumentar a navegação havaiana de forma sustentável “.”

A temporada 2018 WSL Championship Tour começará em 11 de março de 2018 com o Quiksilver e Roxy Pro Gold Coast em Snapper Rocks, na Austrália.

Eventos confirmados na temporada havaiana de 2018/19:
HIC PRO – Sunset Beach – Oct. 27 – Nov. 9, 2018
HAWAIIAN PRO – Haleiwa – Nov. 12-24, 2018
VANS WORLD CUP OF SURFING – Sunset – Nov. 25 – Dec. 6, 2018
BILLABONG PIPE MASTERS – Ehukai – Dec. 8-20, 2018
SUNSET OPEN – Sunset Beach – Jan. 18-28, 2019
VOLCOM PIPE PRO – Ehukai – Jan 29 – Feb. 10, 2019

Comentários

2 comentários a “WSL emite comunicado sobre o Billabong Pipe Masters de 2019”

  1. Fernanda Carvalhosa Calçada diz:

    Então e como será com a Triple Crown a partir de 2019?