Koa Rothman é um dos mais conhecidos free surfers da actualidade, um reconhecimento que surge como resultado das suas performances em ondas como Pipeline e Teahupoo ao longo dos anos. O local do North Shore vem de uma linhagem “pesada” e, apesar de supostamente ser o mais calminho do clã Rothman, mas não deixa passar oportunidades de ser polémico.

O seu irmão Makua hoje em dia adoptou um postura mais “aloha” que na sua juventude, mas há vários registos do passado de ocasiões em que recorreu à violência para intimidar surfistas viajantes. O pai, “Fast” Eddie, é o “xerife” não oficial do North Shore, provavelmente a pessoa mais receada da zona, sendo responsável por muitos dos episódios mais pesados da história do surf.

Koa Rothman tem uma imagem mas “limpa” que os seus familiares mas em 2020 mostrou as suas cores ao fazer um vídeo a avisar que ia dropinar toda a gente em Pipeline, vídeo esse que desapareceu depois de ter sido denunciado continuamente no instagram.

Novamente pronto para lançar alguma polémica, Rothman publicou ontem um vídeo com duras críticas a um evento para o qual está convocado, o Vans Pipe Masters. A sua primeira crítica foi ao facto de, além dos tubos, os aéreos também serem valorizados. Fala-se pouco da secção final de Pipeline, mas o que é certo é que já vimos aí bons aéreos de surfistas como Gabriel Medina e Ítalo Ferreira, entre outros, e foi onde Kelly Slater inventou aí o famoso “Rodeo Flip”.

Seguiu-se a crítica ao facto de não ter os melhores surfistas do mundo contra os locais e também não gostou das semelhanças ao Da Hui Backdoor Shotout, um special event que foi organizado pela sua família durante muitos anos. As semelhanças são a ausência de prioridade, o formato dos heats e o sorteio para colocar definir os adversários de cada surfista.

Koa chega ao ponto de dizer que muitos partilham da mesma opinião, que o prestigio do evento não se equipara ao do campeonato da WSL, e que só vai participar no evento pelo prize money, que é superior até ao dos eventos de ondas grandes.

As críticas não param aí e são quase todas com algum fundamento, mas o melhor é ver o vídeo completo (abaixo)…

Comentários

Os comentários estão fechados.