Por ter vencido a segunda etapa dos Challenger Series, o circuito que dá acesso a vagas no Championship Tour, Teresa Bonvalot subiu 14 posições, ascendendo a um histórico 3º lugar do ranking.
Apesar de estar bem dentro do cut, que vai até à 5ª posição, o seu trabalho para garantir uma vaga no CT de 2023 ainda está longe de estar terminado. A juntar aos seus 10.000 pontos, Teresa tem um 17º lugar a contar, obtido na Gold Coast, onde perdeu no round 2, que vale apenas 1.900 pontos. É uma etapa que poderá ter que substituir se se quiser manter no top5, dependendo dos seus outros resultados.
Em 2021 o cut ficou nos 14.900 pontos, uma pontuação que a portuguesa conseguiria fazer juntando um par de 9ºs mas a diferença é que este ano haverá 8 etapas no circuito, ficando 5 a contar para o ranking, ao contrário da temporada anterior, onde apenas contavam 3 provas.
Estatisticamente falando, o cut de 2022 deveria ser algo com 24.800 pontos, tendo em conta o incremento de etapas, mas na pratica deverá ser um pouco abaixo. No entanto, se for esse o número real, com mais dois 9ºs e um 5º lugar, Teresa já estaria praticamente com um pé no CT, mesmo com uma pontuação “baixa”, o seu 17º a contar.
Mas Teresa Bonvalot não é a única surfista nacional com hipóteses de entrar no Championship Tour de 2023. Tanto Yolanda Hopkins como Vasco Ribeiro, ambos neste momento em 19º do ranking nas suas respectivas categorias, já contam com um resultado sólido, um 9º lugar. E com 6 etapas pela frente também Frederico Morais, Francisca Veselko e Mafalda Lopes, que ainda não têm resultados que se podem considerar keepers, ainda poderão fazer uma “corrida” pelas suas vagas neste circuito em que um grande resultado isolado pode mudar muita coisa.
Etapas do circuito CS por realizar:
– Balito Pro – Balito, África do Sul – 3 a 10 de Julho;
– Vans US Open of Surfing – Huntington Beach, EUA – 30 de Julho;
– EDP Vissla Pro Ericeira – Ribeira D’Ilhas, Portugal – 1 a 8 de Outubro;
– Quiksilver Pro France – Hossegor, França – 12 a 23 de Outubro;
– Corona Saquarema Pro – Saquarema, Brasil – 1 a 8 de Novembro;
– Halleiwa Challenger – Halleiwa, Havai – 26 de Novembro a 7 de Dezembro;
Comentários