Chegou ao fim a segunda etapa do circuito Challenger Series de 2022, o GWM Sydney Surf Pro, uma prova realizada em Sidney, Austrália.

Dos 6 portugueses inicialmente em prova, apenas uma representante chegou ao dia das decisões, Teresa Bonvalot, que, ao se classificar para as meias finais já tinha feito história com o melhor resultado de uma surfista lusa neste circuito.

Mas Bonvalot queria mais, aproveitando bem as condições que tão bem se encaixam no seu estilo de surf. A sua primeira adversária, nas meias finais de duas surfistas, era a havaiana Keala Tomoda-Bannert, também ela uma das grandes revelações do evento. Foi uma bateria muito equilibrada mas perto do minuto final Teresa estava em segundo e precisava de uma nota de 7.04 para dar a volta ao resultado. Depois de mostrar nervos de ferro, ao deixar Keala apanhar algumas ondas debaixo da sua prioridade, a surfista de Cascais finalmente apanhou uma onda e com um bom snap e um reentry a soltar o tail garantiu uma nota de 7.37 pontos e avançou para a final.

Na final Teresa Bonvalot encontrou uma ex-top do CT, Nikki Van Dijk, mas, simplesmente, não lhe deu qualquer hipótese! Depois de abrir com uma nota de 7.83, a portuguesa não parou de atacar, fazendo cedo um bom back up e, pouco depois, uma nota de 8 pontos, deixando Van Dijk a precisar de uma combinação. Nos minutos finais a australiana respondeu com uma onda de 7 pontos e baixou o requisito, mas ainda precisava de fazer uma nota excelente para dar a volta ao resultado, algo que não aconteceu e assim Teresa saiu da água com o seu maior triunfo, uma vitória na prova CS e a ascensão para o top5 do circuito.

Os outros vencedores deste evento foram Honolua Blomfield e Harrison Roach no Longboard e Rio Waida na prova masculina.

Comentários

Os comentários estão fechados.