À medida que a normalidade regressa, também alguns dos acontecimentos que faziam parte do nosso dia a dia voltam a acontecer, como os tão esperados campeonatos de surf. Começam a surgir também ideias e conceitos novos, adaptados a uma nova realidade, um “novo normal”. Um excelente exemplo de iniciativas novas e bem enquadradas na conjuntura atual é o evento PRIO Softboard Heroes, organizado pela React Sports Managment. Entrevistámos Salvador Stiiwell, um dos sócios desta empresa que incluí a lenda do surf nacional, Tiago Pires, para saber mais detalhes sobre o evento…

Como surgiu a ideia de criar o evento PRIO Softboard Heroes?
Após termos sido forçados a cancelar a 3ª edição da Surf Out Portugal devido à pandemia Covid-19, e após um largo período de incerteza e preocupação generalizada em tantos setores e indústrias da nossa sociedade, começámos a pensar num novo conceito de evento. Queríamos algo que fosse descomplicado, informal, divertido e acima de tudo, dotado de um caráter solidário. Precisamente para apoiar quem mais precisa. No fundo, um evento com uma mensagem positiva e de esperança.

Fala um pouco do formato, como será na prática?
O formato é simples e original. Convidámos 16 surfistas para representar 4 instituições solidárias (4 surfistas por instituição). Cada equipa/instituição é composta por 1 “Pro”, 1 “Lady”, 1 “Junior” e 1 “Friend”. Teremos um formato “todos contra todos” por isso imaginem um cenário hipotético onde um heat coloca em confronto o Vasco Ribeiro (Pro) contra a Mariana Rocha Assis (Lady), Santiago Graça (Junior) e Tiago Teotónio Pereira (Friend)! No final de contas teremos um montante de 10.000€ para distribuir pelas 4 instituições sendo que o cálculo dos ganhos de cada uma, estará diretamente dependente da performance da equipa como um todo. É uma competição onde a individualidade do surfista é posta em segundo plano em prol da força de uma equipa.

Porquê Softboards? Quais as pranchas que lá estarão?
Além do caráter solidário, queríamos munir a iniciativa da maior originalidade e diversão possível. E não conseguimos encontrar um conceito mais “fun” do que um dia de surf de verão com uma softboard. O objetivo desta competição não será puxar pela mais alta das performances, mas sim promover um dia em que os verdadeiros valores do surf sejam promovidos e partilhados. Gostaria de aproveitar a oportunidade para agradecer às marcas que irão disponibilizar as suas pranchas: Ocean & Earth, Mick Fanning Softboards, Pyzel/John John Florence, Flowt, Softech e ZEUS.

Como foi o feedback dos surfistas convidados?
Felizmente foi excelente. Todos perceberem muito bem o conceito e estão entusiasmados para defender a sua respetiva instituição (faremos o sorteio aleatório em breve)! É um grande orgulho contarmos com nomes como os de Vasco Ribeiro, Afonso Antunes, Miguel Blanco, Xico Alves, Joaquim Chaves, Carol Mendes, Mafalda Lopes, Pedro Sousa e outros. Tudo isto na edição inaugural.

E dos patrocinadores?
Naturalmente que um evento não se produz sem o apoio de patrocinadores, ainda para mais quando há um donativo bastante generoso em equação. Não poderíamos estar mais agradecidos e satisfeitos com os nossos parceiros. Felizmente todos estão tremendamente empenhados em fazer parte desta iniciativa. O nosso muito obrigado à PRIO Energy, Câmara Municipal Torres Vedras, Noah Surf House, Corona Extra, Go Chill e OESTE Portugal.

Onde será realizado e porquê esse local?
A competição terá lugar na Praia da Física em Santa Cruz, Torres Vedras. Santa Cruz oferece-nos todas as condições para organizar um evento deste tipo no verão, pois é muito fiável em termos de ondas. E acaba também por ser um privilégio usufruir das incríveis infraestruturas do Noah Surf House.

Quais serão as instituições solidárias que foram escolhidas?
Contámos com a parceria e know-how da SIC Esperança na escolha destas instituições. Serão elas a ACREDITAR, CRESCER, NÓS e a RENASCER. Convidamos todas a saber um pouco mais sobre as mesmas no site: https://www.prio.pt/pt/softboardheroes

Quais serão as principais limitações do evento a nível de protocolos devido à pandemia, o público está convidado a assistir e/ou participar?
Nós teremos um pequeno espaço no areal da praia reservado em exclusivo aos competidores, organização e alguns parceiros. Não poderíamos de forma nenhuma, este ano, estar a pensar em estruturas maiores que potenciassem grande aglomerados. No entanto, cumprindo todas as normas de segurança e respeitando os limites de tráfego da praia, é natural que se possa assistir aos melhores surfistas nacionais a ripar em softboards!

Comentários

Os comentários estão fechados.