Há pranchas de todos os tipos e tamanhos, com preços para todos os bolsos. Por norma uma prancha pode ir dos 100 euros a perto dos 1.000, dependendo do seu estado, marca e local de compra.
Actualmente começam a ser desenvolvidas edições especiais de colecção, como foi o exemplo das pranchas que a Polen desenvolveu para a Ralph Lauren, que iam ao mercado por cerca de 10.000 dólares, as pranchas comemorativas de Jack O’Neill, também desenvolvidas pela Polen e, recentemente, a edição de pranchas da TESLA, que custavam cerca de 1.500 dólares e esgotaram de imediato.
E há pranchas históricas, usadas por algumas das lendas do nosso desporto, que regularmente são leiloadas por preços altos. No entanto, a prancha que se vendeu por 112.000 euros pertencia a Dennis Wilson, um nome que à primeira vista poderá não ser familiar a muitos portugueses.
Dennis não era conhecido pelas suas performances como surfista mas sim pela sua banda, os “Beach Boys”. Wilson era o único surfista deste grupo californiano que lançou algumas das músicas com letras ligadas ao surf que viriam a ser conhecidas um pouco por todo o mundo desde os anos 70 apesar de, nos dias de hoje, já não terem grande impacto com as novas gerações.
Mesmo assim qualquer peça de memorabilia deste grupo tem ainda grande procura e a prancha de Dennis era um dos “itens” mais procurados. Esta prancha vem de uma época anterior ao shortboard e além de ter sido utilizada pelo mais carismático músico do grupo, foi também usada em duas das mais icónicas capas dos discos dos Beach Boys.
Há alguns anos a prancha foi a leilão e acabou por ser vendida por mais de 112.000 euros a um coleccionador privado, mas está longe de ser a prancha de surf mais cara alguma vez vendida. Mais sobre as pranchas mais “valiosas” da história do surf brevemente em onfire.surf…
Comentários