Em outros tempos as dicas 5 e 6 eram tudo o que precisavas de fazer para teres sucesso como pro surfer. Agora é preciso fazer tanto (ou mais) fora de água como dentro. Fica com 6 dicas sobre como manter o surf profissional como tua carreira durante muitos anos.

1 – Estabelece um ligação com o surfista comum, e especialmente, com os surfistas mais novos. Começa por obter um forte seguimento na tua zona, criando uma boa ligação com os locais da tua praia. Eles serão os primeiros a apoiar a tua carreira, a base dos teus fãs. O surfista comum é quem, indirectamente, paga o teu ordenado, nunca percas a oportunidade de causar uma boa impressão perante ele.

2 – Trabalha bem a tua imagem na social media. O clipping que reunia a tua presença em revistas e os plays em vídeos foi sendo substituído por análises de seguidores e engagement. Começa cedo a trabalhar o instagram e facebook (e outras que poderão surgir) e investe tempo em criar conteúdo regular, de qualidade e genuíno.

3 – Especializa-te numa área, sem esquecer do resto. Ondas grandes, surf progressivo, rail, power, tubos… tens que estar confortável em todas as áreas e se fores muito forte em alguma é meio caminho andado para seres uma referência. Descobre qual é o teu ponto forte e destaca-te aí, ninguém vai longe por ser apenas “consistente” em todas as condições.

4 – Fortalece laços fortes com os teus patrocinadores. Se os tiveres, questiona-te menos sobre o que podem ou têm de fazer por ti e mais sobre o que podes fazer por eles. Um patrocinado que ainda acha que ter sempre o autocolante na prancha e surfar bem chega para se manter numa marca poderá ter os dias contados. As marcas precisam de fazer vendas e os seus team riders são as suas “montras” na praia. Se as vendas caem, o investimento na equipa acompanha.

5 – Mantém a ligação com mundo da competição. Por mais “Rastovich” que te tornes (e atenção que o mercado português é muito pequeno para teres sucesso a ser um “nicho dentro de um nicho”), a competição é uma boa maneira de provares que estás ao nível dos melhores. Isso irá contribuir para o teu status dentro da indústria e o teu nome na mente dos fãs.

6 – Foca-te em ser o melhor surfista que podes ser. Por mais que tenhas tudo o resto dominado, cada vez mais haverá menos surfistas (bem) patrocinados e para entrares nessa elite terás que estar entre os melhores, algo que não acontece sem muito esforço e talento.

Acima de tudo, diverte-te a “exercer” a que muitos consideram a melhor profissão do mundo…

Comentários

Os comentários estão fechados.